Destaque Distribuição

Lucros da Sonae Sierra sobem 112% no 1.º trimestre

Por a 14 de Maio de 2010 as 14:15

A Sonae Sierra registou, no primeiro trimestre de 2010, lucros de 7,3 milhões de euros, correspondendo a um aumento de 112% face a igual período do ano passado quando a operação de centros comerciais do grupo liderado por Paulo Azevedo teve prejuízos superiores a 59 milhões de euros.

Em comunicado, a empresa agora liderada por Fernando Guedes Oliveira refere que “a variação positiva do resultado líquido foi causada principalmente pelo valor criado nas propriedades, que foi muito superior ao do mesmo período do ano passado devido ao menor aumento das taxas de capitalização (yields) em 2010″.

A empresa justifica ainda que “pela primeira vez desde o final do segundo trimestre de 2008, verificamos uma compressão de yields em Espanha e Itália com todos os outros países europeus estáveis, excepto em Portugal onde o nosso portfolio sofreu de novo uma pequena expansão de yields”.

Saliente-se que os proveitos directos dos investimentos da Sonae Sierra aumentaram 7%, para 56,9 milhões de euros, face aos primeiros três meses de 2009, enquanto a margem operacional líquida atingiu os 29,6 milhões de euros, correspondendo a uma evolução de 25%.

Em Portugal, o Leiria Shopping, inaugurado em Março do presente ano, contribuiu “com um ganho de cinco milhões de euros no período em causa”, enquanto na Alemanha, mais concretamente na cidade de Berlim, a empresa destaca a conclusão da venda de 45% do centro comercial Alexa.

Também do outro lado do Atlântico a Sonae Sierra obteve uma “melhoria contínua da actividade operacional no Brasil”, estando previsto para 2011 a conclusão da construção do Uberlândia Shopping, projecto cujo investimento ascende a 62 milhões de euros.

“A estratégia de crescimento e expansão da Sonae Sierra prossegue, apesar de a empresa ter ajustado os seus timings de desenvolvimento à evolução dos mercados financeiro e de retalho”, admite a empresa, referindo que no final do primeiro trimestre encontravam-se dois novos centros comerciais sob construção e nove projectos em diferentes fases de desenvolvimento em Portugal, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil.

Por fim, em Itália, um dos maiores investimentos da Soane Sierra (Le Terrazze em La Spezia), com inauguração prevista para depois do Verão de 2010, e que representa um investimento superior a 125 milhões de euros, tem já mais de metade da sua Área Bruta Locável (ABL) comercializada.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *