Destaque Distribuição

Volume de negócios no retalho aumenta 0,7% em Março

Por a 30 de Abril de 2010 as 16:10

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), o vendas no comércio a retalho, deflacionadas e ajustadas dos efeitos de calendário e da sazonalidade, registaram, em Março, uma variação homóloga de 0,7%, depois de uma evolução de 1,2% no mês anterior de Fevereiro.

Excluindo-se do índice geral o comércio de combustíveis, a variação homóloga foi de 3,6% (3,8% no mês anterior, indicando o INE que a variação total em termos nominais, também ajustado dos efeitos de calendário e da sazonalidade, foi de 0,5%.

Este abrandamento do índice geral, segundo o INE, resultou de uma redução de 1,8 pontos percentuais (p.p.) na variação homóloga do agrupamento de produtos não alimentares e de um aumento de 0,9 p.p. na taxa de variação homóloga do agrupamento de comércio de produtos alimentares, com as respectivas taxas a situarem-se em 2,6% negativos e 4,5% positivos.

No primeiro trimestre de 2010, a variação homóloga do índice foi de 0,7% (-0,2% no trimestre anterior).

A variação mensal das vendas no comércio a retalho, deflacionadas e ajustadas dos efeitos de calendário e da sazonalidade, foi de -2,8% (-1,2% em Fevereiro), com ambos os agrupamentos a registarem também reduções. Enquanto o comércio de produtos alimentar diminuiu 0,6% (variação de -0,3% no mês anterior), o comércio de produtos não alimentares caiu 4,8% (-2% em Fevereiro).

A variação média, adianta o INE, nos últimos doze meses do índice total foi de 1% negativo, ou seja, 0,4 p.p. superior à observada no mês precedente.

Quanto ao emprego no comércio a retalho, o INE indica uma diminuição homóloga de 0,4% (variação de -0,7 p.p. no mês anterior).

Por agrupamentos, o comércio de produtos alimentares registou um aumento homólogo de 1,3% (1,9% no mês anterior), enquanto o de produtos não alimentares decresceu 1,8% (-2,7% em Fevereiro).

Quanto à variação do emprego no comércio a retalho em relação ao mês anterior, o INE indica uma evolução negativa de 0,1% (-0,4% em Março de 2009). Por agrupamentos, os dados do INE mostram uma variação mensal de -0,7% nos produtos alimentares (-0,1% em Março do ano anterior), enquanto os produtos não alimentares registaram um aumento de 0,4% (-0,6% em Março de 2009).

Finalmente, a variação média dos últimos doze meses cifrou-se em -2,4% (-2,6% no mês precedente).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *