Tesco quer ser “verde” em 2050
Numa recente entrevista no programa televisivo “MeetTheBoss”, Mike Yorwerth, director de tecnologia global e arquitectura, admitiu o desafio que é para o negócio da Tesco em tornar-se um retalhista “verde”, tendo destacado a importância da Tecnologias de Informação (TI) para a Tesco levar a cabo as reduções de emissões nocivas, admitindo que as TI representam entre 2 a 3% das emissões de carbono, mas que possuem um papel vital na redução dos outros 98%.
“A tecnologia pode ter um papel fulcral em toda a cadeia de abastecimento, na disponibilização de informação aos nossos fornecedores, de modo a que produzam menos, transportem menos e nós armazenemos também menos”.
Yorwerth referiu que, também, os consumidores têm uma palavra a dizer, salientando que foi importante a Tesco ter dado informação, de modo a ajudar esses consumidores a tornarem-se “verdes”, com a utilização de rótulos e etiquetas mais amigas do ambiente nos produtos. “Vemos o papel dos clientes, consumidores em todo o mundo, como fulcral para nos encaminhar para uma economia e consumo mais sustentável em todo o mundo, pelo que, num prazo de 30 a 40 anos, as pessoas vão necessitar de viver somente com 1/5 das emissões produzidas actualmente”.
O objectivo da Tesco é chegar ao ano 2050 com emissões zero, tendo já anunciado pretender reduzir, face a 2006, 50% as emissões até 2020.