Retalho norte-americano resiste à crise e cresce em Março
De acordo com os últimos dados avançados pela National Retail Federation (NRF), apesar do clima de recessão ainda existente, as vendas no retalho (excluindo combustíveis, automóveis e restaurantes) norte-americano registaram uma subida de 0,9% em Março de 2010 face ao mês anterior de Fevereiro e de 5,7% em relação mesmo mês de 2009.
Os dados do Departamento de Comércio dos EUA, que incluem as vendas totais registadas no retalho norte-americano, ou seja, automóveis, combustíveis e restaurantes, indicam uma subida de 1,6% face a Fevereiro do presente ano, enquanto no comparação anual (Março09 vs Março10) a evolução é de 10%.
“É evidente que os consumidores estão muito mais confiantes em relação à economia e suas poupanças que no mês passado”, admite Rosalind Wells, chief economista da NRF, adiantando que “o aumento na procura, combinada com uma Páscoa mais cedo e uma Primavera quente, impulsionaram as vendas no retalho”.
Segundo os dados da NRF, as lojas de móveis, equipamento electrónico e para o lar, foram as que registaram maiores crescimentos, enquanto os pontos de venda de vestuário e acessórios evoluíram 2,3% numa comparação mensal e 9,9% num base anual.
Outros sectores a registar crescimentos foram os materiais de construção e bricolage (+3,1 mensal e +3,3% anual), e equipamentos desportivos, livros e música (+1% mensal e 9% anual).