Destaque Distribuição

Fernando Guedes de Oliveira novo líder da Sonae Sierra

Por a 12 de Abril de 2010 as 10:17

Fernando Guedes de Oliveira assumiu recentemente o cargo de Chief Executive Officer (CEO) da Sonae Sierra, passando a ser o responsável pela coordenação global das actividades e pela estratégia da Empresa, a par da supervisão directa sobre as áreas de Comunicação Corporativa, Recursos Humanos, Sustentabilidade e Marketing & Inovação.

Na Sonae Sierra desde 1991, Fernando Guedes de Oliveira foi nomeado em 1999 director para o Desenvolvimento na Europa e em 2000 passou a integrar o Conselho de Administração da Sonae Sierra SGPS, SA como director-executivo, responsável pela Expansão, Desenvolvimento, Concepção e Arquitectura de Centros Comerciais na Europa. Anteriormente havia sido responsável pela gestão global de projectos como o ViaCatarina Shopping, no Porto e o Centro Vasco da Gama, em Lisboa. Desde Março de 2009, altura em que foi anunciada a saída de Álvaro Portela, foi nomeado Deputy CEO da Sonae Sierra, com responsabilidades directas sobre o Departamento de Sustentabilidade.

A aposta em Fernando Guedes de Oliveira para assumir o cargo de CEO da Sonae Sierra surgiu como uma escolha natural, dado o seu perfil, conhecimento do sector e a sua vasta experiência na empresa.

Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Fernando Guedes de Oliveira tem um MBA pelo ISEE, Universidade do Porto, um AMDP da Harvard University Graduate School of Design (EUA) e um AMP da Harvard Business School Faculty & Administration (EUA).

Entrevista externa a Fernando Guedes de Oliveira

Iremos concentrar mais esforços no Brasil”

Q: Acaba de tomar posse como CEO da Sonae Sierra – neste momento, quais considera serem os seus principais desafios?

R: O primeiro desafio é, sem dúvida o papel que agora assumo, mas estou bastante satisfeito com a forma como decorreu a transição, que foi planeada e preparada desde o início de 2008, de uma forma suave, tanto para mim pessoalmente como para a Empresa.

Ao longo deste período temos sido capazes de vencer os desafios que as condições dos mercados nos impõem, portanto, o principal desafio que enfrentamos agora passa por dar continuidade ao crescimento sustentável da Sonae Sierra, baseado em dois aspectos fundamentais: a eficiência e a selectividade.

Acreditamos firmemente que na actual situação económica precisamos de seleccionar muito bem os projectos que começaremos a desenvolver, tendo em conta que as fontes de financiamento se tornaram mais restritivas. Acreditamos também que temos de nos concentrar no melhoramento da eficiência em tudo o que fazemos para maximizarmos os nossos proveitos.

Q:Mais concretamente, como vai ser a Sonae Sierra liderança por Fernando Oliveira? Qual é a sua estratégia?

R: A Sonae Sierra vai continuar a ser o que sempre foi: uma empresa especialista internacional em centros comerciais, apaixonada por introduzir inovação e emoção nesta indústria.

Ao longo do último ano adoptámos medidas que nos permitiram criar bases sólidas para prosseguir com a nossa actividade de forma sustentável e fortalecer o nosso negócio.

Temos uma equipa excelente com óptimos “skills” em todas as áreas da empresa e temos o apoio dos nossos accionistas. Temos tudo o que precisamos para continuar com sucesso o nosso trabalho.

O nosso espírito de inovação, a qualidade dos nossos produtos e serviços e a nossa posição de player de referência no sector dos centros comerciais, têm merecido amplo reconhecimento, sendo nesta linha de especialização que queremos prosseguir.

Neste sentido, não haverá mudança na nossa estratégia ou nos nossos objectivos. Vamos manter o mesmo modelo de negócio e vamos permanecer focados no crescimento, flexibilidade necessária para, em cada momento, nos adaptarmos às situações conjunturais menos favoráveis.

Por isso, estamos confiantes no futuro e bem preparados para tirar partido das oportunidades que serão abertas pela retoma da economia mundial em perspectiva.

Q: Antevê uma mudança do enfoque geográfico da Sonae Sierra?

R: Neste momento permanecemos concentrados nos nossos 6 mercados europeus (Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Grécia e Roménia) e no Brasil.

Iremos concentrar mais esforços no Brasil, um mercado que tem lidado muito bem com a crise financeira mundial. Iremos continuar atentos a novas oportunidades de investimento, mas a entrada da sonae Sierra num novo mercado dependerá sempre da retoma da economia mundial.

Q:O que caracteriza hoje a Sonae Sierra?

R: Acima de tudo, sermos os especialistas em centros comerciais, através de um modelo de gestão integrada que compreende três actividades chave para o sector: propriedade, promoção e gestão. Tal só é possível com uma equipa fortemente competente e altamente motivada para assumir os ambiciosos desafios que se nos colocam.

O sucesso da nossa estratégia é reflectido na nossa dimensão: gerimos mais de 2,2 milhões de m² de ABL em sete países diferentes, com quase 9.000 lojistas. Só no ano passado, os nossos 51 Centros Comerciais receberam mais de 436 milhões de visitas.

Depois temos a reputação internacional que a Sonae Sierra conquistou pelo desenvolvimento de produtos inovadores, assim como pela sua capacidade de gestão: ganhámos mais distinções internacionais do que qualquer outra empresa do sector. Em 20 anos de actividade arrecadámos 85 prémios atribuídos por entidades nacionais e internacionais.

E finalmente, como já referi, a inovação é outro factor distintivo, em áreas chave como a Arquitectura ou a Responsabilidade Corporativa; somos líderes na área ambiental e fazemos reflectir as preocupações sociais no nosso negócio, nos variados stakeholders e nas comunidades onde estamos inseridos.

3 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *