Centros Comerciais Dolce Vita reduzem consumos energéticos e duplicam reciclagem
Os Centros Comerciais Dolce Vita aumentaram a taxa de reciclagem para 54,1% e reduziram o consumo de energia e de água para 41,4% e 42,5%, respectivamente, ao longo dos últimos quatro anos, revelando, assim, a eficiência da política de sustentabilidade desenvolvida pela empresa.
Desde 2006 que a empresa tem implementado um conjunto de práticas para a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas naturais através de opções arquitectónicas bioclimáticas e de consumos energéticos responsáveis. Esta preocupação ambiental está presente em toda a cadeia de valor, desde a prospecção, concepção, projecto, passando pela construção e gestão dos centros comerciais.
A contínua procura e implementação de boas práticas internacionais, nomeadamente a metodologia BREEAM (Building Research Establishment Environmetal Assessment Method), e das melhores tecnologias disponíveis permitiu, em 2009, uma redução de 7,9% no consumo de energia por convidado.
A utilização de escadas rolantes a funcionar em modo stand-by nos períodos de menor afluência de visitantes, a regulação do sistema de iluminação ao longo do dia e no período nocturno, consoante a intensidade luminosa natural, são alguns exemplos concretos de medidas implementadas que têm permitido reduções contínuas, com benefícios significativos para a empresa e para a comunidade, quer do ponto de vista económico, quer ao nível ambiental.
O controlo do consumo de água tem sido outra prioridade dos Centros Comerciais Dolce Vita. A diminuição constante do consumo deste recurso tem visado a garantia da sua qualidade e a protecção dos recursos hídricos locais, através de práticas que valorizem os solos e a vegetação natural. Em 2009, este esforço foi recompensado, tendo sido possível reduzir em 4,3 por cento o consumo de água por convidado nos nos shoppings Dolce Vita.
A utilização de torneiras e sistemas de rega com redutores de caudal e temporizadores ou o aproveitamento de águas freáticas para rega e torres de arrefecimento são alguns exemplos concretos das práticas implementadas neste domínio.
A gestão dos resíduos e o esforço para reciclar o máximo de materiais produzidos é uma prática já consolidada nos shoppings Dolce Vita. Graças a este esforço, tem sido possível reduzir a produção de resíduos, aumentar a percentagem de material reciclável, separando-os e encaminhando-os para os respectivos destinos. Em 2009, a percentagem total de resíduos valorizados foi de 40,9%.