Destaque FMCG Vinhos

Vinho Verde aumenta exportações

Por a 23 de Março de 2010 as 12:38

De acordo com os dados agora apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), 2009 foi um ano positivo e de crescimento para o Vinho Verde em mercados internacionais, tendo sido exportados cerca de 13,6 milhões de litros, o que representa quase 30 milhões de euros e um crescimento de aproximadamente 600 mil litros comparativamente com 2008.

Entre os vários mercados consumidores, Estados Unidos da América, Alemanha, França e Angola lideram a tabela, evidenciando um aumento do consumo de Vinho Verde relativamente a 2008. Em 2009, os EUA consumiram quase 3,1 milhões de litros de Vinho Verde (6,162 milhões de euros), mais 539 mil litros do que no ano anterior. O crescimento da exportação para este país foi de cerca de 27%.

Também a França aumentou o seu consumo em mais de 156 mil litros, resultando na exportação de mais de 2 milhões de litros de litros de Vinho Verde (equivalente a cerca de 4,25 milhões de euros).

A Alemanha é também um dos principais mercados de exportação para o Vinho Verde representando, em 2009, o consumo de quase 2,362 milhões de litros. A integrar a listagem dos quatro principais mercados, a Angola consumiu no ano passado mais de 1,237 milhões de litros de Vinho Verde (3,270 milhões de euros).

Segundo os dados da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes” (CVRVV), consumo do Vinho Verde tem vindo a crescer no mercado externo, representando 40% das exportações portuguesas de vinho de Denominação de Origem Controlada (DOC) não licoroso.

No entanto, e porque este crescimento não se fez sentir em todos os mercados, “a aposta nos mercados internacionais vai continuar a ser uma das prioridades para a CVRVV”, assume Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV e recentemente reconduzido na presidência do organismo para um novo mandato.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *