Distribuição

Quercus põe em cheque sacos distribuídos na Sonae e Auchan

Por a 22 de Março de 2010 as 13:04

Os sacos produzidos em plástico oxo-degradável, distribuídos gratuitamente nos hipermercados Jumbo/Pão de Açúcar e Continente/Modelo, assim como na Worten, Modalfa, Sport Zone, Vobis, MaxMat, Zippy e Área Saúde, não se degradam ao fim de 10 meses.

A denúncia da Quercus informa que “ao fim de 10 meses os sacos continuavam sem se degradar nos destinos mais prováveis, uma constatação confirmada agora por um estudo do Ministério inglês do Ambiente”.

Estes sacos analisados pela Quercus ostentam o título de “100% degradáveis” por incorporarem um aditivo químico que acelera o processo de degradação.

O estudo analisou a degradação dos sacos em diferentes meios, “caracterizados como os destinos mais prováveis após consumo: dispersos pelo ambiente e meio aquático ou para acondicionar RSU (encaminhados para aterros sanitários)”.

A Associação Nacional de Conservação da Natureza observou que “não houve sinais de degradação ou decomposição dos sacos e que nem tão pouco se mostravam quebradiços. No meio aquático, perdiam a cor das letras impressas podendo ser facilmente confundidos com medusas e consumidos por espécies aquáticas, como as  tartarugas”.

80% da poluição marinha nas 12 maiores regiões do Mundo é causada pela libertação de resíduos plásticos, compostos essencialmente por sacos e garrafas, diz um estudo da UNEP (UN Environment Programme and Ocean Conservancy).

A associação alerta para quatro problemas:

1.Não há garantias da reciclagem. “A Associação Europeia de Recicladores de Plástico não garante a reciclagem e teme os efeitos na qualidade dos polímeros reciclados. Uma questão agora também levantada pelo estudo encomendado pelo Governo Inglês”.

2.Não há garantias da degradação em aterro devido à ausência de O2;

3. Há risco de colocarem em perigo a cadeia alimentar: libertados no ambiente podem fragmentar-se em inúmeras partículas mais pequenas, entrando na cadeia alimentar global – constituindo perigo para as espécies de pequeno e grande porte;

4. Têm reutilização limitada: “deixam de poder ser reutilizados quando quebradiços”, não podendo ser colocados no ecoponto amarelo mas sim no dos resíduos indiferenciados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *