Opinião

Manual de Sobrevivência – Mudar de emprego

Por a 18 de Março de 2010 as 11:40

A mudança de emprego é algo que, normalmente, implica um factor de risco inerente a duas partes. À empresa, que desconhece a mais-valia que o novo funcionário pode trazer, e ao candidato que desconhece os focos de instabilidade que a empresa pode apresentar. Antes mesmo de considerar uma mudança de emprego deve fazer uma avaliação profunda à sua situação actual seguindo alguns parâmetros muito simples.

Factores e níveis de insatisfação

Actualmente, o mercado revela que existem inúmeros desempregados, profissionais de mais-valia inquestionável que se encontram em situações precárias e com dificuldades em encontrar oportunidades válidas. Estará assim tão insatisfeito na sua empresa ?

Avalie concretamente se os seus motivos são válidos ou se serão apenas caprichos. Se os factores de insatisfação/desmotivação existem na realidade, confronte as situações, teste alguns limites da empresa ou das chefias, verifique se existe a possibilidade de ver alteradas algumas das equações ou se será uma perda de tempo.

Faça projecções a 5 anos e tente analisar onde se poderá posicionar na empresa a essa distância; não pense apenas no imediato. Esgote todas as possibilidades antes de iniciar a sua pesquisa por um novo emprego. Dessa forma, assim que tiver a certeza absoluta do seu interesse na mudança, será muito mais fácil concorrer a futuras oportunidades sem que o risco de uma contra-proposta da empresa actual o demova ou o deixe com dúvidas e hesitações.

A partir do momento em que toma a decisão comece por fazer uma actualização curricular e por estar mais atento ao mercado de trabalho. O facto de estar a trabalhar enquanto procura oportunidades dar-lhe-á mais possibilidades de escolha dos projectos que realmente lhe interessam e maior alavancagem na componente de negociação de um novo pacote salarial. As empresas de recrutamento especialistas são também bons parceiros nesta etapa, dado que lhe permite estar envolvido em projectos relevantes com empresas credíveis e de referência, sempre com a certeza de total sigilo de processo, e que o ajudarão a encontrar o projecto mais ajustado à sua evolução, sem se expor em demasia.

Novas oportunidades

É muito importante estabelecer para si, ou com as empresas de recrutamento com quem trabalha, as prioridades em termos de alternativa; ou seja, analise qual será o próximo passo a tomar, seja em termos de função, sector ou actividade. Mais uma vez, se tiver a possibilidade de realizar uma entrevista com uma empresa de recrutamento, coloque a questão ao consultor; em conjunto com o seu trajecto profissional e habilitações, o que será mais exequível no mercado de trabalho actual?

A partir do momento que defina esses parâmetros e que começam a surgir oportunidades concretas de mudança deve estar atento a todos os pormenores do processo de recrutamento.

Em primeiro lugar, quer conheça ou não a empresa em questão, faça uma investigação no mercado, consulte relatórios da mesma se tiver essa possibilidade, consulte a comunicação social ou redes sociais, faça levantamento de referências com pessoas do mercado, com as próprias empresas de recrutamento, analise muito bem todos os pontos em comum que lhe são transmitidos.

Utilize os factores de desmotivação da empresa anterior para perceber se não existirão situações idênticas neste novo projecto, procure sinais de alerta como a própria gestão do processo de recrutamento, a organização que a empresa demonstra no mesmo, indefinições iniciais na função ou no projecto, alterações súbitas. Seja muito claro nos seus objectivos e procure a maior transparência no processo, não hesite em explorar pequenas dúvidas que lhe parecem pormenores, pois mais tarde poderão ter repercussões. Tente colocar toda a informação que lhe é transmitida por escrito, sejam propostas salariais, condições contratuais, datas de início, inclusivé carta de intenção (um documento em que a empresa refere que é de sua intenção recrutá-lo para os seus quadros) assim, ao desvincular-se da empresa actual tem algo documentado que não o deixará num limbo profissional.

Os factores de mudança poderão ser os mais variados. No entanto, o importante é definir para si, de forma clara, o caminho a seguir, e fazê-lo da forma mais segura, com a certeza de que qualquer passo que dê será sempre um risco. A única diferença será a sua capacidade de diminuir esse mesmo grau de risco para si.


Paulo Ribeiro, Consultant HAYS Recruiting experts in Sales & marketing, [email protected]

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *