Destaque Distribuição

SPAR lança ofensiva ao mercado espanhol

Por a 17 de Março de 2010 as 11:39

A SPAR quer tornar-se uma das maiores cadeias de supermercados em Espanha.

Para isso, firmou uma parceria com o grupo Miquel Alimentació, que tem agora a licença de exploração da insígnia em 28 províncias espanholas.

A empresa familiar de Girona tem um plano para abrir mil supermercados SPAR em cinco anos no mercado vizinho, assegurou à imprensa espanhola o director-geral da empresa, Pere Laymon.

A operação da Spar vai “multiplicar por três” a médio prazo a dimensão de Miquel, com uma receita de 3 mil milhões de euros.

Em 2009, a empresa a que preside Ramon Miquel facturou 1,045 milhões, menos 10,7%, porque as vendas caíram em volume mas também porque o grupo foi obrigado a baixar os preços.

A grande maioria das lojas vão operar em regime de franchising e Miquel Alimentació quer transformar a sua cadeia de lojas – que operam sobre a insígnia Suma – também em unidades SPAR.

As primeiras lojas deverão abrir em Maio porque “já temos 300 empresários interessados”, assegura Laymon. O responsável estima fechar o ano com 30 novas lojas abertas.

A estratégia passa por apostar num formato urbano e de ultra-proximidade no centro das grandes cidades, com áreas de venda entre 300 e 800 metros quadrados. A marca branca conta com mais de 1.500 referências, cerca de 50% da oferta total da loja.

“São supermercados com grande amplitude de sortido mas pouca profundidade de marcas. Ideais para famílias reduzidas ou para lares que não necessitam de comprar elevadas quantidades. Por isso, a oferta de monodoses e packs de reduzida dimensão é predominante”.

O investimento médio para criar uma franquia Spar varia entre 300 e 500 mil euros. Miquel Alimentació fornece o sistema informático para gerir a loja, a contabilidade e o pessoal.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *