Opinião

E-Commerce – À distância de um clique

Por a 16 de Março de 2010 as 10:08

Vivemos numa era em que a inovação tecnológica ocorre à velocidade da luz. A internet abriu horizontes, mas, em simultâneo, tornou o mundo mais pequeno. Hoje, tudo é acessível a partir de um simples teclado, tudo se encontra à distância de um clique. Um terço da população europeia faz compras on-line. E Portugal não é excepção!

Toda esta dinâmica, de pessoas, produtos, mercados, países, tornou a competitividade latente numa competitividade real. Empresas, já para não falar do retalho tradicional, que antes dominavam um determinado segmento, vêem actualmente crescer o seu número de competidores, à mesma velocidade que antes viam chegar os seus clientes.

Está na altura de assumir que as variáveis mudaram. E, com elas, os hábitos de consumo e o modo como se desenrolam os negócios também. O paradigma outrora conhecido voltou a transformar-se numa caixa de pandora. Hoje, rapidez, qualidade, diversidade e preço competem directamente com uma nova variável: a comodidade. Poder ter tudo isto, sem ter que sair de casa. E todo este cenário ganha outra dimensão quando acrescentamos a esta equação uma nova variável – o tempo. O tão desejado tempo que não temos, que não “estica”, para fazer as coisas de que mais gostamos. Quantas vezes não ouvimos, ou dissemos, já afirmações tão simples como: “Tenho saudades! Quando lanchamos ou bebemos um café? Queres jantar hoje lá em casa? Hoje… Hoje não posso, desculpa! Não tenho tempo… Quando sair do trabalho ainda tenho de ir às compras. Tenho o frigorífico vazio. Há uma semana que não vou às compras….” Hoje, com o comércio on-line cada vez mais enraizado, comprar artigos, pagar contas, marcar uma viagem ou, até mesmo, conhecer as últimas novidades disponíveis no mercado, tornou-se bastante mais simples. E é por isso mesmo, que esta terá de ser a grande aposta das empresas nos próximos tempos. Criar, ou melhorar, plataformas que as aproximem de novo dos consumidores e lhes ofereçam aquilo que procuram, da forma mais cómoda possível. Hoje a internet transformou-se na nossa montra. Por certo já ouviu dizer: Se não está na internet, então não existe!

Comprar, vender ou alugar tornou-se fácil, rápido, quase sem custos. Claro que toda esta realidade estará ainda dependente de factores mais específicos, tais como o acesso à Internet e suas infra-estruturas, a tipologia de utilizador e a percepção dos mesmos a respeito desta facilitie. Mas não é difícil prever o futuro. O desafio será manter o equilíbrio. Conseguir que os dois mundos continuem a coexistir. Que real e virtual continuem a ser duas faces da mesma moeda e que, uma sem a outra, percam o seu valor de mercado.

Catarina Ramos Gouveia, Executive Manager, Michael Page International

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