Bebidas Destaque

SCC aumenta vendas para 445,8 milhões

Por a 15 de Março de 2010 as 13:03

A Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC) aumentou as receitas no exercício de 2009, facturando mais 3,7% que no exercício anterior, totalizando 445,8 milhões de euros.

Segundo informa a companhia, em comunicado, o mercado cervejeiro caiu 3,3% “devido ao efeito da conjuntura económica, nomeadamente no canal Horeca”, salientando, contudo, que a marca Sagres “mantém-se, desde Outubro de 2008, como a marca de cervejas mais vendida em Portugal”.

Esta manutenção da liderança tem por base o “aumento de quota de mercado nas cervejas”, indicando a SCC que, segundo os dados Nielsen para o ano completo de 2009, “a cerveja Sagres atingiu 45,7% de quota total de mercado em valor, contra os 43,8% do ano anterior”. Já a cerveja Heineken, atingiu uma “quota de 0,7% contra os 0,4% do ano anterior”.

A SCC informa ainda que “o incremento de valor do negócio de cervejas no mercado contribuiu para o crescimento dos resultados aliado a uma gestão criteriosa de custos, de mais 5,3% face a 2008”.

Já no negócio das águas, “particularmente afectado pelo crescimento das marcas da distribuição”, a Luso registou uma quota de 17,5% contra os 18,4% do ano anterior.

Em comunicado, a SCC refere que a empresa “conseguiu manter em 2009 um crescimento rentável e sustentado, gerindo com eficácia os efeitos da conjuntura económica, nomeadamente o seu impacto negativo no canal Horeca, melhorando os resultados e defendendo os postos de trabalho dos seus colaboradores”.

As exportações, por sua vez, aumentaram 5,2%, com destaque para o mercado de Angola.

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