FMCG Vinhos

Indústria do vinho chilena perde 125 milhões de litros de vinho

Por a 8 de Março de 2010 as 11:22

A indústria do vinho chilena calculou em 250 milhões de dólares (cerca de 183 milhões de euros) as perdas do sector por causa do sismo de 8,8º na escala de Richter ocorrido há pouco mais de um semana e que devastou várias regiões do centro e Sul do país.

Este valor equivale a 125 milhões de litros de vinho das vinhas associadas à entidades Vinhas do Chile que agrupo mais de 90% do total da indústria. Segundo o presidente da entidade, René Merino, o cálculo de perda corresponde a 12,5% da vindima obtida em 2009 que alcançou 1,010 mil milhões de litros.

“A grande maioria das vinhas possui seguro, pelo que a catástrofe foi minimizada”, assegurou Merino, adiantando, contudo, que os danos ainda não estão completamente quantificados, casos de infraestruturas, áreas em que é preciso mais tempo para avaliar os prejuízos.

Ainda segundo o dirigente, as vinhas estão em condições de prosseguir com a produção, embora existam problemas de logística, dada a falta de electricidade e ligações rodoviárias nalguns pontos do país.

Quanto à vindima que proximamente iniciará, Merino indicou que os produtores não indicaram problemas, “já que os danos causados ocorreram nas cubas que estavam cheias, mas não nas adegas”.

Assim, os produtores não prevêem um aumento do preço da uva na vindima deste ano, pois a área de cultivo continua em bom estado, concluindo que “os danos se concentram nos vinhos já engarrafados”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *