Distribuição

Receitas Ahold sobem 9%

Por a 5 de Março de 2010 as 12:43

O retalhista holandês Ahold regisou um aumento de 9% nas vendas líquidas no ano 2009 face ao exercício anterior, totalizando 27,9 mil milhões de euros contra os 25,6 mil milhões obtidos há um ano. Já os lucros apresentam um decréscimo de 17,4%, passando de 1,1 mil milhões para 894 milhões de euros.

John Rishton, CEO da Ahold, refere no comunicado que apresenta os resultados do retalhista holandês que, “o ambiente económico continua desafiante, mas possuímos capacidades comprovadas para nos adaptar-nos e responder rapidamente e de forma eficiente às alterações”. Iremos continuar a reduzir os custos, de modo a podermos investir na oferta de valor aos nossos clientes”.

O responsável máximo pela operação revela ainda que “reflectindo a confiança na nossa estratégia e a nossa capacidade em gerar valor, iremos proceder a um programa de recompra de acções no valor de 500 milhões de euros nos próximos 12 meses”:

Por operação, os resultados indicam uma subida das receitas nos EUA de 10% face a 2008, com a Stop&Shop/Giant-Landover a facturar 12,8 mil milhões de euros (+10,1%) e a Giant-Carlisle 3,5 mil milhões de euros (+9,9%).

Já na Europa, os resultados também foram positivos, mas abaixo dos registados do outro lado do Atlântico, tendo subido, globalmente, 7,3% face a 2008, totalizando 1,5 mil milhões de euros. A Albert Heijn obteve receitas de 9,8 mil milhões de euros (+9,7%), enquanto a Albert/Hypernova decresceu 5% para os 1,7 mil milhões de euros.

De referir que o quarto e último trimestre de 2009, os resultados da Ahold não foram tão altos como os globais do ano, tendo as receitas aumentado 3,4% para 6,8 mil milhões de euros, enquanto os lucros baixaram 8,2% face a 2008, totalizando 267 milhões de euros.

De referir que a Ahold fechou o ano 2009 com 2.909 pontos de venda, mais 21 lojas que em 2008.

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