Distribuição

Vendas no comércio a retalho desaceleram em Janeiro

Por a 2 de Março de 2010 as 17:38

As vendas no comércio a retalho em Portugal registaram uma variação homóloga de 0,7%, inferior em 2,1 pontos percentuais à observada em Dezembro. Excluindo do índice geral o comércio de combustíveis, a variação homóloga situou-se em 3,4% (5,1% no mês precedente). O Instituto Nacional de Estatística (INE), contudo, refere que se deve ter em conta que, em termos nominais, com valores também corrigidos dos efeitos de calendário e da sazonalidade, esta variação foi de -0,2%.

O agrupamento de comércio de produtos alimentares apresentou uma variação de 2,7% e o de produtos não alimentares registou uma variação de -1,1%. Excluindo deste agrupamento o comércio de combustíveis, a variação homóloga situou-se em 4,1%.

Segundo a informação divulgada hoje (Terça-feira) pelo INE, a variação mensal das vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos efeitos de calendário e da sazonalidade, fixou-se em 5,2% (-1,9% em Dezembro).

O comércio de produtos alimentares registou uma variação de 4,5% (-0,9% em Dezembro), enquanto o comércio de produtos não alimentares apresentou uma variação de 5,9% (-2,8% no mês precedente).

A variação média nos últimos doze meses do índice total foi de -1,7%, 0,1 p.p. superior à observada em Dezembro.

Quanto ao emprego no comércio a retalho, este aumentou 0,8%, em termos homólogos, superior em 3,2 p.p. à taxa registada no mês anterior.

O comércio de produtos alimentares apresentou uma variação homóloga de 4,3% (0,4% no mês anterior), enquanto no comércio de produtos não alimentares esta variação foi de -1,9% (-4,6% em Dezembro).

Ainda segundo o INE, a variação mensal do emprego no comércio a retalho foi de -2,0% (-5,2% em Janeiro de 2009). O agrupamento de produtos alimentares registou uma variação mensal de -1,7% (-5,4% em Janeiro do ano anterior) e o de produtos não alimentares de -2,3% (-5,0% em Janeiro de 2009).

A variação média dos últimos doze meses fixou-se em -3,0%, 0,2 p.p. superior à variação registada em Dezembro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *