Retrato do retalho nacional em 2009
A inauguração de Área Bruta Locável (ABL) no retalho nacional caiu 4% no ano passado face a 2008.
Em 2009, inauguraram oito centros comerciais, entre os quais o megalómano Dolce Vita Tejo, e quatro retail park, cerca de 310 mil metros quadrados de ABL.
Segundo um inquérito realizado pela Jones Lang LaSalle a 100 insígnias instaladas em Portugal, 66% dos retalhistas aumentou o volume de vendas em 2009. E 34% registou decréscimos na facturação.
Quanto à origem dos retalhistas, a grande maioria (60%) são marcas portuguesas. Segue-se Espanha (11%), restantes países da Europa (20%) e Estados Unidos da América (9%).
Os cem entrevistados exploram ou detém 4.100 lojas em Portugal e 80.000 nos mercados externos. Também no número de unidades comerciais a liderança pertence ao nosso País. As empresas nacionais detém mais de 50% do parque comercial.
É da França o segundo lugar (21%), seguida dos EUA (9%) e Espanha (7%).
No que diz respeito à actividade, o sector moda/complementos reúne a maior oferta comercial do País (36%). Os serviços (16%) e a restauração (15%) ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente.
O estudo revela ainda que as lojas de pequena e média dimensão são as preferidas dos retalhistas presentes em Portugal, já que, em conjunto, as lojas com áreas médias entre os 51-100 metros quadrados e os 101-250 metros quadrados representam mais de 50% do total.