Destaque Distribuição

Mais de metade dos retalhistas têm planos de expansão

Por a 25 de Fevereiro de 2010 as 15:25

Um total de 60% dos retalhistas a operar em Portugal tem planos de expansão no prazo de um ano, não só no mercado nacional como no estrangeiro, segundo um inquérito levado a cabo pela Jones Lang La Salle (JLLS).

O documento, que dá pelo nome “Retail Sentiment – Inquérito aos Operadores – Portugal”, indica ainda que 52% das mais de cem marcas inquiridas revelam intenção de aumentar o volume de vendas nos próximos doze meses. E 40% prevê a estabilização da facturação.

“São sinais de retoma”, assegura Manuel Puig, director-geral da JLLS. “Começou a sentir-se algum optimismo no final do ano passado. Há vontade de expansão de marcas nacionais e prevê-se a entrada de insígnias estrangeiras no mercado português”.

Apesar dos sinais positivos, Manuel Puig, alerta para a necessidade de “estabilidade” para a concretização dos projectos comerciais. “No mercado de trabalho, nas taxas de juro e na confiança dos consumidores”.

De acordo com Patrícia Araújo, directora do departamento de Retail Leasing, a JLLS está à procura de lojas para a entrada no País de empresas internacionais ligadas às áreas de bricolage e moda.

A tarefa não é fácil. “Quem quer entrar no Pais procura as melhores localizações na rua ou lojas nos centros comerciais mais rentáveis, como o Centro Colombo ou o Cascais Shopping”, unidades essas a maior parte das vezes já ocupadas, explica.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *