Distribuição

Especialista europeu deixa três dicas ao retalho português

Por a 25 de Fevereiro de 2010 as 17:06

Robert Bonwell, responsável pelos destinos da área europeia de retalho da Jones Lang LaSalle (JLLS) , aconselha os retalhistas portugueses a aproveitar três “realidades” que resultam da crise económico/financeira.

1.“Atacar o portefólio”

É essencial analisar os diversos negócios e pôr fim aos menos ou nada rentáveis

2.“Retalho é rei outra vez”

A conjuntura económica levou à renegociação dos contratos entre os promotores e os lojistas com vantagens para estes últimos, porque a máxima é reter os operadores. Saber aproveitar esta situação vantajosa, é essencial, assim como aproveitar as melhores posições para colocar as lojas e estar atento às oportunidades

3. “Fazer mais e melhor”

Ou seja, investir mais nos formatos com melhor desempenho de forma a aumentar o “gap” entre o retalho “prime” e o que regista fraca performance para alavancar os lucros

Expansão Internacional

Os projectos de expansão no exterior também não podem ser descurados. “A Alemanha pode revelar-se um mercado interessante, uma vez que a média de centros comerciais neste país está abaixo da europeia e a economia é forte”.

Um inquérito realizado pela JLLS a 100 marcas a operar em Portugal revela que, no que diz respeito aos destinos preferenciais no estrangeiro, a Europa reúne 50% das intenções dos planos de expansão dos operadores inquiridos, seguida do Continente Africano com 18% e da América do Sul com 10%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *