FMCG Vinhos

Exportações francesas de vinho são as mais baixas dos últimos 10 anos

Por a 24 de Fevereiro de 2010 as 10:52

O valor das exportações francesas de vinho registaram uma quebra de 20% para os 5,5 mil milhões de euros, em 2009, correspondendo ao valor mais baixo dos últimos 10 anos.

De acordo com os dados oficiais disponibilizados pela agência de desenvolvimento para a exportação Ubifrance, foram exportados 12,5 milhões de hectolitros de vinho ao longo de 2009, representando uma descida de 8,7% face a 2008.

Os vinhos com Denominação de Origem (DOC) foram os mais afectados, com destaque para o Champagne que registou uma quebra de 28%, enquanto as exportações de vinhos DOC de Bordéus de Borgonha desceram 23,2% e 22,7%, respectivamente. Menos afectados foram os néctares com designação “Vin de Pays” e os vinhos de mesa.

Quase a totalidade dos países, excepto a China, registaram quebras, ranking liderado pelo Reino Unido onde as importações de vinhos franceses caíram 23,2%, ou seja, cerca de 1,1 mil milhões de euros.

A Ubifrance aponta o decréscimo destes valores a diversos factores, incluindo a baixa de preço da colheita de 2006 de Bordéus e a forte concorrência de vinhos mais baratos provenientes do Novo Mundo, mais concretamente, da Austrália e Argentina.

A agência destaca, contudo, que os últimos dois meses de 2009 apontam para uma recuperação, com o mês de Dezembro a registar uma subida de 7,1% face ao mesmo mês de 2008.

Em comunicado, a Ubifrance refere que “ainda é prematuro falar de uma recuperação, mas foram dados alguns sinais positivos no final de 2009 que parecem manter-se”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *