Distribuição

Carrefour fecha 21 lojas e despede 1.600 na Bélgica

Por a 24 de Fevereiro de 2010 as 11:53

O Carrefour prepara-se para, até ao fim de Junho, fechar 21 lojas na Bélgica, lançando, assim, para o desemprego mais de 1.600 pessoas dos actuais 15.000 funcionários.

A administração do segundo maior retalhista justifica a medida com a forte concorrência que existe, ao nível de distribuição, mas o argumento não tem convencido os diversos sindicatos belgas.

“A concorrência é mais forte que nós. Porquê? Porque têm estratégia, bons preços. Aqui, no Carrefour, nunca foi assim. E a culpa não é dos trabalhadores, com toda a certeza”, diz Patrick Savauche, do sindicato que representa os trabalhadores, à euronews.

O grupo francês conta, contudo, investir, em 2010, 300 milhões de euros na renovação de algumas lojas que vai manter na Bélgica.

“Quando falamos em reestruturar o hipermercado, também o fazemos na França, Europa, Itália e Bélgica. No entanto, os problemas com o Carrefour belga, os custos que são anormais, em relação a outras com estruturas, isso é exclusivo da Bélgica”, esclareceu o director-geral da filial belga do Carrefour, Gerard Lavinay, à euronews.

De referir que o grupo Carrefour está presente no mercado belga há mais de dez anos, operando 630 supermercados sob as insígnias Carrefour, Carrefour Express e GB.

Já em 2007, a Carrefour Belgique tinha realizado uma reestruturação, eliminando 900 postos de trabalho e fechando 16 supermercados GB.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *