Agenda FMCG Marcas

HACCP em formação

Por a 8 de Fevereiro de 2010 as 12:27

A TetraQual – Consultoria em Qualidade Alimentar, Lda – abriu inscrições para a Acção de Formação: Higiene e Segurança Alimentar – (Sistema HACCP). O objectivo passa por habilitar os participantes com os conhecimentos necessários para desenvolver, implementar, gerir um sistema preventivo de Segurança Alimentar – o HACCP e verificar a sua operacionalidade.

De acordo com a consultora, cada participante deverá, no final desta formação, ser capaz de: ter conhecimento de situações mais frequentes de toxinfecções alimentares e suas causas; ter conhecimento detalhado das Regras Internacionais de Higiene; ter percepção dos recursos necessários à implementação dos princípios do Sistema HACCP na empresa; colaborar na análise dos perigos e avaliação dos riscos destes acontecerem ao longo da produção da empresa; utilizar as Árvores de Decisão na identificação dos Pontos Críticos; orientar a elaboração de um Plano HACCP; colaborar na elaboração de procedimentos e instruções de trabalho para o controlo dos pontos críticos e para acções correctivas; colaborar na elaboração de um plano de manutenção do Sistema HACCP; organizar o arquivo de registos que comprovem a eficácia do funcionamento do Sistema HACCP; e conhecer a Legislação aplicável mais relevante.

Do conteúdo programático fazem parte Noções Gerais de Segurança Alimentar; Os Recursos e Pré – Requisitos Necessários; Códigos de Boas Práticas de Higiene e Fabrico; Construir um Sistema HACCP (Os sete princípios e o HACCP em 14 etapas; A Importância da Manutenção do Sistema HACCP; Conhecer e Compreender a Norma NP EN ISO 22000:2005; Legislação de Higiene e Codex Alimentarius; bem como Simulação de Casos Práticos.

A formação será realizada de 22 de Fevereiro a 4 de Março, de Segunda a Quinta-feira, das 18:30 às 22:00 horas no IPIMAR – Instituto de Investigação das Pescas e do Mar, em Lisboa.

A formação estará a cargo de António Cabrera, Licenciado em Engenharia Química, pelo Instituto Superior Técnico. De 1972 a 2002, exerceu funções na FIMA/UNILEVER como Technical e Legal Affairs, participação nas Associações Industriais nacionais e estrangeiras, Coordenador do Grupo de trabalho da FIPA do Mercado Interno e representante em nome da FIPA na CIAA (Confederação das Indústrias Agro Alimentares em Bruxelas); participação nos temas ambientais de resíduos, Sociedade Ponto Verde, etc.

Foi responsável pela qualidade das matérias primas até ao produto acabado, desenvolvimento de novos produtos, materiais de embalagem, transferência de “know-how” e aconselhamento técnico de equipamentos, preparação e gestão de orçamentos, investimentos, gestão de pessoal, etc.

Desde 2002 que exerce ou exerceu funções de professor e formador em diversas instituições, nomeadamente, Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Instituto de Estudos Europeus Polónia, FIPA – Federação das Industrias Agro Alimentares, NISQA- Núcleo de Investigação e Segurança da Qualidade Alimentar, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, ANCIPA – Associação Nacional dos Industrias de Produtos Alimentares, SGS e TetraQual.

O preço da acção de formação é de 299 euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *