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Clube de Produtores Continente promove reflexão sobre biodiversidade

O Clube de Produtores Continente (CPC) lançou em 2021 a Declaração para a Sustentabilidade, alinhada às ambições da Comissão Europeia, no âmbito da Estratégia do Prado ao Prato, bem como […]

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O Clube de Produtores Continente (CPC) lançou em 2021 a Declaração para a Sustentabilidade, alinhada às ambições da Comissão Europeia, no âmbito da Estratégia do Prado ao Prato, bem como […]

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O Clube de Produtores Continente (CPC) lançou em 2021 a Declaração para a Sustentabilidade, alinhada às ambições da Comissão Europeia, no âmbito da Estratégia do Prado ao Prato, bem como às metas estabelecidas pela MC no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade. Um dos princípios  é a promoção da biodiversidade nos pomares e olival, nas culturas cerealíferas (trigo, centeio e arroz), nas vinhas e na produção agropecuária que fazem parte dos produtores do CPC.

No passado dia 22 de maio, o CPC organizou pelo 2º ano consecutivo, o Dia da Biodiversidade, um evento que reuniu mais de 150 produtores, investigadores e parceiros. A reflexão centrou-se no desenvolvimento de estratégias para uma agricultura mais biodiversa e mais resiliente e contou com a partilha de conhecimento de investigadores e peritos com conhecimento desenvolvido em diversas áreas relacionadas com o tema principal.

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A propósito desta iniciativa Jorge Soares – administrador da Campotec – Organização de Produtores hortofrutícolas da região OESTE, afirmou que “o Clube de Produtores Continente está a marcar uma nova era na agricultura nacional”.

Nuno Oliveira da Natural Business Intelligence (NBI) e parceiro do Clube de Produtores Continente para a agroecologia, sublinhou que “nós precisamos que cada ação conte”, ressalvando o papel do CPC junto da produção nacional.

O Clube de Produtores Continente incentiva as melhores práticas de produção e a preservação da biodiversidade, e conta com um total de 340 produtores e mais de 570 milhões de euros em compras à produção nacional, que se refletem em mais de 240 mil toneladas de produtos.

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Oakberry está agora disponível nas lojas Continente

A Oakberry passa agora a estar disponível em 96 lojas Continente, de norte a sul do país, com destaque nas zonas junto à costa litoral e zonas urbanas.

A Oakberry passa agora a estar disponível em 96 lojas Continente, de norte a sul do país, com destaque nas zonas junto à costa litoral e zonas urbanas.

“Sendo a Oakberry a marca de açaí mais consumida pelos portugueses, queremos permitir que os consumidores possam usufruir dos nossos produtos em casa, onde podem fazer as suas combinações preferidas. Esta parceria permite-nos entrar num novo posicionamento da marca, com um parceiro reconhecido e estabelecido no mercado de retalho, que acreditamos que irá ter excelentes resultados e que proporcionará um crescimento cada vez maior, para além da maior proximidade com os consumidores”, afirma o grupo Alida Castro, distribuidor da marca em Portugal.

Ricardo Cherto, managing partner Oakberry, refere que a parceria com o Continente e a constante abertura de lojas, fazem com que a marca tenha uma previsão de crescimento de 80% para este ano.

Fundada em 2016, a Oakberry alargou fronteiras em 2018, ao abrir a sua primeira loja nos Estados Unidos. Está presente em 40 países nos cinco continentes. Em Portugal, conta atualmente com 41 lojas.

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Retalho

Burger King abre primeiro restaurante na Mealhada

Este é o 11º restaurante do Burger King no distrito de Aveiro e o 1º do concelho da Mealhada. Representa a criação de mais 30 postos de trabalho.

O Burger King acaba de inaugurar o seu primeiro restaurante no concelho da Mealhada. A inauguração oficial deste novo espaço contou com a presença de António Jorge Franco, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Abílio Semedo, Presidente da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, de Carlos Couceiro  Presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA), e de Sandra Santos, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que foram recebidos pelo diretor geral do Burger King Portugal, Domingos Esteves.

Há 23 anos em Portugal, este é o 11º restaurante do Burger King no distrito de Aveiro e o 1º do concelho da Mealhada. Representa a criação de mais 30 oportunidades de trabalho na região, aumentando para mais de 300 o número de postos de trabalho criados pela marca nesta região.

A abertura na Mealhada é parte integrante do plano de expansão do Burger King em Portugal, que conta com cerca de 4500 colaboradores e prevê a abertura de 200 restaurantes até o final do ano.

“A abertura deste espaço na Mealhada é para nós um marco importante no nosso plano de expansão, pois permite-nos levar a experiência Burger King a ainda mais clientes no distrito de Aveiro e, sobretudo, no concelho da Mealhada.”, diz Domingos Esteves, diretor geral do Burger King Portugal. “Nos próximos 3 anos temos previstas cerca de 50 novas aberturas e a criação de mais 1200 postos de trabalho em Portugal, algumas das quais também para reforçar a nossa presença na região Centro”, acrescenta.

Para António Jorge Franco, Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, “é com enorme satisfação que vemos a partir de agora, instalada no concelho, mais uma importante marca internacional, que enriquece e diversifica a oferta e aposta na proximidade com os seus clientes, adaptando-se e moldando-se a cada realidade e a cada território. Em linha com a criação de emprego e a dinamização da economia, que são prioridades da ação do nosso Executivo, este novo Burger King resulta de um entendimento com o nosso Município, assente na premissa do desenvolvimento local. Por outro lado, esta foi uma excelente oportunidade para dar o primeiro passo na requalificação e animação de uma zona histórica e de memória da nossa cidade, que queremos elevar através de novas dinâmicas comerciais e culturais.”

Abílio Semedo, Presidente da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, congratula o Burger King pela abertura de um restaurante na região, acrescentando ser uma “lacuna já há muito identificada na Mealhada e que certamente responderá às necessidades dos apreciadores deste tipo de comida, que residem na freguesia, e que por aqui passam diariamente (dada a sua localização estratégica bem à entrada sul da Cidade da Mealhada), acreditando que será uma mais-valia para a economia local da nossa área geográfica.”

O novo restaurante segue o conceito free standing, com a criação de espaços maiores e mais agradáveis para os clientes, como as esplanadas e zonas infantis, que proporcionam experiências não só aos mais pequenos, mas a toda a família.

Situado na Alameda da Cidade, nº 2, o restaurante está aberto de segunda-feira a domingo, das 11h30 às 00h00, com o serviço Drive Thru a funcionar de segunda a quinta-feira até às 01h00 e de sexta e domingo até às 02h00.

Possui uma área de cerca de 350m2 com capacidade para 147 pessoas, 78 em sala e 69 em esplanada.

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FMCG

Vinhos Dona Paterna distinguidos com ouro e prata na Roménia

O Alvarinho Dona Paterna 2022 foi distinguido com medalha de ouro, enquanto o Alvarinho Trajadura 2022 e o Espumante Bruto Alvarinho 2019 receberam prata na 21ª edição do Vnarium International WIne Context.

A marca de vinhos Dona Paterna viu três dos seus vinhos serem distinguidos no Vinarium International Wine Contest 2024. O Alvarinho Dona Paterna 2022 foi distinguido com medalha de ouro, enquanto o Alvarinho Trajadura 2022 e o Espumante Bruto Alvarinho 2019 receberam prata na 21ª edição do concurso.

“Receber estes prémios no Vinarium International Wine Contest é um reconhecimento do nosso compromisso contínuo com a qualidade e a autenticidade dos nossos vinhos. Estes prémios reforçam a excelência da nossa produção e as condições únicas que a sub-região de Monção e Melgaço tem para a produção de alvarinhos sublimes”, destacou Carlos Codesso, produtor da Dona Paterna.

A concurso no Vinarium International Wine Contest 2024 estiveram 1502 vinhos de 26 países.

A marca Dona Paterna foi lançada em 1990, altura em que Carlos Condesso lançou no mercado o seu primeiro vinho, o 100% Alvarinho. Desde então, o vitivinicultor alargou o portfólio a diferentes segmentos e perfis, quer de alvarinho como de outras castas, assim como de espumantes e aguardentes, mas o alvarinho continua a ser o ex-libris da marca.

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Retalho

Aldi doou mais de 300 toneladas de excedentes alimentares essenciais a cerca de 106 entidades

No primeiro trimestre do ano, a Aldi doou mais de 300 toneladas de excedentes alimentares essenciais a cerca de 106 entidades nacionais de cariz social com as quais colabora ativamente, entre as quais Bancos Alimentares, IPSS e ONG, tendo as doações sido feitas a partir de cada uma das suas mais de 140 lojas em Portugal. 

Em linha com o seu compromisso de combate ao desperdício alimentar, entre janeiro e março de 2024, a Aldi Portugal apoiou cerca de 106 instituições parceiras de norte a sul do país, com a doação de excedentes alimentares.

No primeiro trimestre do ano, a Aldi doou mais de 300 toneladas de excedentes alimentares essenciais a cerca de 106 entidades nacionais de cariz social com as quais colabora ativamente, entre as quais Bancos Alimentares, IPSS e ONG, tendo as doações sido feitas a partir de cada uma das suas mais de 140 lojas em Portugal. 

O combate ao desperdício alimentar é uma das maiores preocupações do Grupo Aldi Nord com o Aldi a  retalhista implementar um conjunto de medidas para ajudar a combater o desperdício em Portugal, sendo uma delas as doações de excedentes alimentares. A retalhista colabora atualmente com cerca de 108 entidades por todo o país, estendendo a sua colaboração, em alguns dos casos, aos vários núcleos locais destas entidades, como é o caso da Re-Food, da Cruz Vermelha Portuguesa e da CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo.

“O desperdício alimentar é um problema que traz grandes impactos negativos em termos ambientais, sociais e económicos. E, enquanto retalhistas, contribuir para combatê-lo é uma das nossas prioridades. Assim, todas as lojas ALDI fazem doações de excedentes alimentares que ainda estão aptos para consumo, tendo parcerias com várias instituições de solidariedade social um pouco por todo o país, que fazem chegar estes alimentos às populações locais”, salienta Elke Muranyi, corporate responsibility director da Aldi Portugal. 

“Desde o dia em que abrimos uma loja, já temos firmada uma ou mais parcerias com instituições locais, o que nos permite não só materializar o nosso compromisso, como contribuir de forma próxima e relevante para as comunidades onde estamos inseridos”, acrescenta em comunicado.

 

 

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Uriage dá a Volta a Portugal em Bicicleta

A Uriage patrocina a 85ª Volta a Portugal em Bicicleta, que vai acontecer de 24 de julho a 4 de agosto de 2024.

A Uriage patrocina a 85ª Volta a Portugal em Bicicleta, que vai acontecer de 24 de julho a 4 de agosto de 2024.

“A Volta a Portugal é uma das competições desportivas mais emblemáticas do país, representando resistência, dinamismo e uma ligação forte à comunidade. A Uriage vê nesta ligação um casamento perfeito para promover o bem-estar, a superação pessoal e, claro, a saúde e proteção da pele”, explica Marco Loureiro, diretor geral da Uriage Portugal.

O patrocínio é significativo para o património da Uriage, pois permite à marca de origem francesa uma maior aproximação ao público português, fortalecendo a sua imagem de insígnia saudável e ativa. O objetivo ao associar-se a um evento de grande visibilidade como a Volta a Portugal em Bicicleta é consolidar a sua reputação e expandir a sua notoriedade no mercado, numa escolha que a marca de dermocosmética considera estratégica, dado que os ciclistas e o público em geral, durante a competição, estarão expostos ao sol por longos períodos de tempo.

“Para a Uriage, associar-se a um evento com a história e dimensão da Volta a Portugal 2024 é uma oportunidade de reforçar a sua imagem como uma marca sólida e de confiança. A Volta a Portugal é um evento com uma longa tradição e um grande impacto nacional, o que proporciona à Uriage uma plataforma de grande visibilidade para comunicar os seus valores e produtos – especialmente os seus cuidados de proteção solar – a um público alargado. Esta associação também permite à Uriage demonstrar o seu compromisso com a promoção de um estilo de vida saudável e ativo, bem como o seu apoio ao desporto e à comunidade”, remata o diretor geral da marca de dermocosmética.

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Retalho

Rede Aqui é Fresco quer duplicar número de lojas com insígnia e identidade visual da marca

A diretora-executiva da Aqui É Fresco e da Unimark, Carla Esteves, destacou o crescimento de 10,3% nos resultados verificado em 2023, ano em que 23 novas lojas passaram a integrar a rede que soma já 110.000m2 de área de venda a retalho no total dos 17 distritos em que se insere. 

A rede Aqui É Fresco anunciou, no decurso da sua XIII Convenção em Braga, o reforço do investimento para a colocação da identidade visual da marca nas lojas associadas.

A decisão, de acordo com João Vieira Lopes, que discursou na Convenção na qualidade de diretor-geral da Aqui É Fresco e da Unimark, visa responder ao aumento da concorrência enfrentada pelo comércio de proximidade e causada pelos grandes operadores económicos, que têm aumentado o número de lojas de pequena e média dimensão desde o final do período pandémico.

Reforçando que a identidade comum das lojas é um fator chave para a sua afirmação no mercado e que a superação da pequena dimensão de cada loja, quando individualmente considerada, passa inevitavelmente pela partilha de uma identidade comum que corresponda ao papel da Aqui É Fresco como principal rede de lojas de proximidade nacional, João Vieira Lopes destacou que o investimento será reforçado visando a duplicação a curto prazo do número de lojas com insígnia e identidade visual da marca.

As declarações de João Vieira Lopes foram proferidas após a diretora-executiva da Aqui É Fresco e da Unimark, Carla Esteves, ter salientado o crescimento de 10,3% nos resultados verificado em 2023, ano em que 23 novas lojas passaram a integrar a rede que soma já 110.000m2 de área de venda a retalho no total dos 17 distritos em que se insere.

A crescer continua igualmente a marca própria da rede Aqui é Fresco, a UP, que registou um aumento de 25% em termos de vendas e alargou o número de referências nos diferentes segmentos de produto.

Em Braga, a XIII Convenção Aqui É Fresco reuniu, durante dois dias, cerca de 1.500 participantes e foi palco de negócios diretos no valor de 15 milhões de euros, entre representantes das principais marcas, retalhistas e grossistas. Este número superou o recorde anterior de 11 milhões de euros no total das transações realizadas durante a Convenção anterior, em 2023.

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Bebidas

Concurso televisivo Mistura Beirão quer revolucionar a arte de fazer bebidas em Portugal

Arranca este sábado um novo programa que pretende celebrar da arte de fazer bebidas e da criatividade dos bartenders portugueses. ‘Mistura Beirão’, apresentado por Maria Cerqueira Gomes e Rui Simões, […]

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Arranca este sábado um novo programa que pretende celebrar da arte de fazer bebidas e da criatividade dos bartenders portugueses. ‘Mistura Beirão’, apresentado por Maria Cerqueira Gomes e Rui Simões, é a a primeira competição de mixologia a ser transmitida em canal aberto e em horário nobre. Desenvolvido em parceria com a TVI/Shine, tem estreia marcada já para este sábado, dia 15, pelas 23h e estará no ar ao longo de cinco semanas.

“É um sonho antigo tornado realidade. Enquanto bebida espirituosa número um em Portugal, sentimos a responsabilidade de promover a formação e informação sobre esta fascinante área da mixologia”, afirma Daniel Redondo, diretor geral do Licor Beirão. “Portugal já fez um excelente percurso a elevar a gastronomia com programas como o Masterchef, pelo que agora é a vez de fazermos o mesmo pela mixologia, revelando os profissionais incríveis que temos em Portugal.”, acrescenta.

Ao longo da temporada, Mistura Beirão receberá vários convidados especiais, incluindo o Chef Carlos Afonso, Leonor Seixas, Isaac Alfaiate, Madalena Brandão, Fernanda Serrano, entre outros, que serão também eles jurados.
No entanto, serão os especialistas da área de mixologia que terão um papel fundamental, ajudando a desvendar os segredos de ingredientes inusitados e técnicas avançadas.

O vencedor terá a possibilidade de participar no prestigiado Curso Avançado de Bartending da European Bartender School, em Nova Iorque.

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Bebidas

Periquita renova imagem e aposta em nova campanha

Sob o mote “Moderno desde 1850”, o rebranding e a nova campanha pretendem homenagear os 174 anos de história da marca e reforçar a identidade e posicionamento dos vinhos Periquita. “A marca Periquita é, sem dúvida, a espinha dorsal do portfólio da José Maria da Fonseca” sublinha António Maria Soares Franco.

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Periquita, a marca de vinhos mais antiga de Portugal, lançada em 1850, acaba de renovar a sua imagem e lançar uma nova campanha multimeios.
Sob o mote “Moderno desde 1850” o rebranding e a nova campanha pretendem homenagear os 174 anos de história da marca e reforçar a identidade e posicionamento dos vinhos Periquita – que se evidenciam por serem singulares, autênticos e com tradição -, ao mesmo tempo que se honra a sua origem e a terra que lhes dá chão.

No ano em que a José Maria da Fonseca celebra 190 anos e, também numa celebração aos 174 anos de história de Periquita, a produtora de Azeitão surpreende com um rebranding da marca, assinado pela Omdesign, com a nova imagem a lembrar as primeiras edições desta marca, onde é destacado o brasão, as cores e os materiais que reforçam o posicionamento da gama Periquita e enobrecem a mestria da José Maria da Fonseca.

O arco surge mais pronunciado, incorporado no lettering, o que confere à marca uma presença envolvente, acolhedora e mais próxima do seu consumidor. O brasão da Ordem da Torre e Espada, simboliza a distinção atribuída pelo rei D. Pedro V a José Maria da Fonseca em 1856, pelo Valor, Lealdade e Mérito no âmbito da indústria portuguesa. Este brasão é um elemento crucial na marca José Maria da Fonseca e estava presente nas garrafas mais antigas de Periquita. No logótipo, também a origem e fundação ganham mais visibilidade e honram todos aqueles que, ao longos dos anos, cuidam, produzem e se empenham diariamente para dar vida a néctares únicos, que levam e elevam a marca a novos patamares, aqui e além-fronteiras.

“A marca Periquita é, sem dúvida, a espinha dorsal do portfólio da José Maria da Fonseca. É uma marca que tem conseguido adaptar-se ao longo dos anos com uma presença contínua, quer em Portugal como no Mundo. Vendemos para mais de 70 mercados, como o Brasil, Suécia, Estados Unidos, Canadá e toda a Europa, o que faz do Periquita um dos vinhos portugueses mais exportados. Com isto, queríamos desenvolver uma campanha que transmitisse a sua história, o legado e, acima de tudo, que refletisse a capacidade de modernização e evolução do Periquita, desde o seu primeiro dia”, afirma António Maria Soares Franco, Co-CEO da José Maria da Fonseca.

Para Diogo Gama Rocha, fundador e diretor geral da Omdesign, “este rebranding foi um trabalho profundo e cirúrgico de análise detalhada do que foi e é identitário da marca Periquita, desde a sua criação até aos dias de hoje, em todos os mercados em que está presente. Mantivemos e consolidamos a forte ligação que a marca e os seus icónicos produtos têm com o seu consumidor, que atravessa gerações, culturas e continentes, uma vez que é a marca portuguesa mais antiga de vinhos engarrafados. Tornamos, assim, a marca mais contemporânea e ainda mais próxima do seu público. É, para mim e para toda a equipa da Omdesign, uma responsabilidade e, ao mesmo tempo, um enorme motivo de orgulho.”

Com um portefólio de nove referências, a nova imagem de Periquita chega ao mercado em simultâneo com as mais recentes colheitas dos vinhos Periquita Branco e Rosé 2023, Periquita Reserva Branco 2023 e Periquita Reserva tinto 2022.

A acompanhar a nova imagem, é lançada uma campanha que reflete a bagagem histórica desta marca que tem acompanhado gerações ao longo dos tempos, desenvolvida em conjunto com a agência Adagietto.

 

 

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Consumo

45% dos consumidores dizem que o seu poder de compra diminuiu

Segundo um estudo do Observador Cetelem, 45% dos portugueses afirmam que o seu poder de compra sofreu uma quebra, com 17% destes a afirmarem que diminuiu significativamente. De referir que é nas faixas etárias entre os 35 e os 54 anos que há um maior sentimento da perda do poder de compra, assim como entre as mulheres e os com menor rendimento.

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O aumento contínuo dos preços dos bens essenciais, de serviços e prestações das casas tem vindo a pressionar os orçamentos familiares de milhares de cidadãos portugueses. Segundo dados do Barómetro Europeu, um inquérito realizado no final do ano passado, 95% dos portugueses revelavam estar preocupados com esta situação, com 58% a afirmarem que o seu poder de compra tinha diminuído. Meio ano depois, num novo estudo do Observador Cetelem, marca do grupo BNP Paribas Personal Finance, 45% dos inquiridos afirmam que o seu poder de compra sofreu uma quebra, com 17% destes a indicarem que diminuiu significativamente. As faixas etárias entre os 35 e os 54 anos, assim como as mulheres e os indivíduos com menores rendimentos, são os mais afetados por esta redução.

Por outro lado, 38% dos portugueses consideram que o seu poder de compra permaneceu estável, especialmente entre aqueles com idades entre os 55 e os 74 anos. Além disso, há uma percentagem que registou um aumento no poder de compra: 12% afirmam que aumentou ligeiramente e 4% que aumentou significativamente. Esta perceção é mais comum entre os jovens adultos dos 18 aos 34 anos, diminuindo com o avanço da idade.

O estudo do Observador Cetelem, conduzido através de entrevistas online entre 30 de abril e 8 de maio de 2024, revela ainda que 6 em cada 10 portugueses afirmam viver de forma moderadamente confortável. No entanto, 32% dos inquiridos dizem viver de forma pouco confortável e 7% consideram a sua situação nada confortável. Apenas 5% dos portugueses sentem que vivem de forma totalmente confortável. A maior parte daqueles que se sentem desconfortáveis pertence à faixa etária dos 45 aos 54 anos e às classes sociais de menores rendimentos.

O Barómetro Europeu destacou que a moral dos portugueses estava abaixo da média europeia no final do ano passado. Em termos de perceção da situação do país, os inquiridos atribuíram uma pontuação de 4,8 em 10, o valor mais baixo entre os 10 países analisados, e 0,3 pontos abaixo da média europeia. No que toca à moral pessoal, os portugueses mantiveram a pontuação do ano anterior, com um valor de 5,7.

Para este estudo foram realizadas 1000 entrevistas, representativas da população portuguesa (quotas de género, idade e região de acordo com os dados do INE), a indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O erro máximo associado à amostra é de +3.1 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas, semi-fechadas e abertas, fornecido pelo Observador Cetelem, com a duração máxima de 13 minutos.

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Bebidas

7ª edição do UVVA celebra vinhos verdes e gastronomia em Amarante

A 7º edição do Universo do Vinho Verde Amarante (UVVA) acontece de 14 a 16 de junho, nos Claustros do Convento de São Gonçalo, em Amarante, com um programa centrado no vinho e na região.

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A 7º edição do Universo do Vinho Verde Amarante (UVVA) acontece de 14 a 16 de junho, nos Claustros do Convento de São Gonçalo, em Amarante, com um programa centrado no vinho e na região. Conversas com especialistas e degustações de vinhos premiados, workshops, showcookings de chefs, atuações musicais são lgumas das iniciativas do UVVA deste ano.

Na sexta-feira, dia 14, às 19h30, o showcooking será realizado pelo chef Rui Lemos, vencedor da edição de 2024 do Masterchef Portugal, enquanto no dia. No último dia, domingo, às 21h, o showcooking estará nas mãos dos chefs Jorge Moreira e Miguel Cardoso, do Restaurante Pena, em Amarante.

Já as ‘Conversas sobre o Vinho’, vão ser orientadas por José João Santos, da Revista de Vinhos. ‘Grandes vinhos da casta Avesso’ é o tema da primeira conversa de sexta-feira, às 19h30, seguida da ‘Espumantes e pét-nats dos Verdes’, pelas 22h. No sábado, dia 15, o foco vai estar nos ‘Grandes vinhos da casta Loureiro’ às 19h30 e, posteriormente, nos ‘Rosés e tintos leves dos Verdes’, pelas 22h. No domingo, o tema em destaque será ‘Grandes vinhos da casta Alvarinho’, pelas 18h30.

O UVVA vai voltar a distinguir os melhores vinhos da região, com o painel de especialistas a reunir no dia 14, a partir das 9h30, e os resultados a serem divulgados no sábado, às 19h.

As entradas para a 7ª edição do UVVA podem ser adquiridas online na plataforma 3cket, no endereço.

Criado em 2016, e produzido pelo município de Amarante o UVVA é organizado pela Essência Company com a parceria da Associação de Turismo do Porto e Norte, a Dolmen– Desenvolvimento Local e Regional e o Círculo António do Lago Cerqueira.

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