Distribuição

Economia mundial deverá crescer 4% em 2010

Por a 29 de Janeiro de 2010 as 11:41

Para o conjunto dos países desenvolvidos, o FMI calcula um crescimento de 2,1%, recuperação que contrasta com a previsão de crescimento de 6% para os países em desenvolvimento.

“Não podemos apontar sinais de solidez na procura privada, a não ser nas economias avançadas”, refere o documento do FMI. Não obstante, “reavivou-se o apetite pelo risco, os mercado de crédito variável melhoraram e os mercados de capitais voltaram a funcionar. A estabilidade financeira segue, contudo, fraca em muitas economias avançadas e nalguns mercados emergentes. A prioridade máxima passa por melhorar a saúde do sistema bancário e o crédito”, admite o organismo.

As previsões apontam para que na zona euro a evolução seja positiva em 1%, em 2010, contra os 0,3% calculados no passado mês de Outubro, prevendo-se ainda um crescimento de 1,6%, em 2011.

Entre os grandes países europeus, destaque para os crescimentos previstos para a Alemanha (+1,5%), França (+1,4%), Itália (+1%) e Reino Unido (+1,3%).

Para os EUA, o FMI aumentou, igualmente, as suas estimativas para este ano, passado dos 1,5% de Outubro de 2009 para os 2,7%, avançando com um possível crescimento de 2,4% para 2011.

Já os BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) constituem os países com maior potencial de crescimento. Para a China, o FMI prevê uma evolução de 9 a 10%, em 2010, enquanto para a Índia e Brasil os crescimentos previstos rondem os 7,7% e 4,7%, respectivamente. No caso da Rússia e em função da grave recessão de 2009, o FMI prevê um crescimento de 3,6%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *