Distribuição

Vendas Carrefour estagnam em 2009

Por a 18 de Janeiro de 2010 as 18:33

O segundo maior retalhista mundial viu as vendas, no ano fiscal 2009, estagnarem. O Carrefour revelou recentemente que as receitas referentes ao ano anterior sofreram uma ligeira quebra de 0,2% face a 2008, totalizando 96,172 mil milhões de euros.

Esta performance deveu-se, sobretudo, à evolução negativa das vendas nos principais mercados, ou seja, França e Europa, onde o Carrefour registou quebras nas receitas de 2,8 e 3%, respectivamente, e que não foram compensadas pelas operações internacionais na América Latina e Ásia, apesar dos aumentos conseguidos nestas regiões.

No mercado doméstico, a descida de 2,8% no global do ano 2009, fez com que as receitas do Carrefour totalizassem 41,286 mil milhões de euros, sendo que em termos de vendas like-for-like, a quebra foi de 2,9%.

Já na Europa (excluindo França), a facturação do Carrefour caiu 3% para os 34,148 mil milhões de euros, com as vendas like-for-like a caírem 5%.

Já na América Latina, mercado onde o Carrefour tem apostado bastante, as receitas subiram 14,6% para os 13,427 mil milhões de euros, com as vendas like-for-like a aumentarem 5,8%, enquanto na Ásia, o crescimento de 4,8% fez a facturação chegar aos 7,312 mil milhões de euros.

Para Lars Olofsson, CEO do Carrefour, “apesar das enormes dificuldades económicas vividas durante 2009, as vendas do grupo foram principalmente impulsionadas pelas performances notáveis do Brasil e China. O ganho de quota de mercado registado em França atesta a boa execução da nossas estratégia, que pretende capitalizar a atractividade da marca Carrefour e melhoramento da imagem de preço”.

Para 2010, o responsável máximo do grupo francês admite que, “com base no reforço da equipa de gestão e organização, manteremos a nossa estratégia e continuaremos a implementar o nosso plano de transformação de modo a ganhar mais quota de mercado e alcançar a nossa ambição de ser o retalhista preferido dos consumidores”.

Em relação ao nosso País, o relatório e contas do Carrefour indica uma quebra de 0,9% nas vendas para 915 milhões de euros no final do ano 2009 comparado com os 924 milhões de 2008, sendo que as vendas like-for-like caíram 6,8%. Mas não foi somente na globalidade do ano fiscal que a operação do Carrefour em Portugal – Dia/Minipreço – registou uma descida. Também o último trimestre de 2009, marcado pela época natalícia, viu as vendas do retalhista caírem 3,9% para 225 milhões de euros contra os 234 milhões de há um ano.

O relatório e contas do Carrefour mostra, aliás, que o último trimestre de 2009 foi positivo para o retalhista, tendo as vendas registado uma subida de 1,2% face ao trimestre homólogo, totalizando 25,994 mil milhões de euros. As quebras das regiões onde o Carrefour opera foram, de resto, que as acumuladas do ano, verificando-se que na França a facturação desceu 0,1% e que na Europa (excluindo França) a quebra foi de 2,6%. Já América Latina e Ásia, mantiveram a performance positiva dos últimos trimestres.

No que diz respeito à expansão da operação, o Carrefour abriu ou adquiriu 1.005 lojas, totalizando 970.000 m2. Em França, o retalhista acabou o ano com mais 50.000m2 (2.000m2 de hipermercados, 14.000 supermercados, 26.000 hard discount, 8.000m2 lojas de conveniência). Já na restante Europa, foram abertos 7 novos hipermercados, 39 supermercados, 102 lojas hard discount e 31 lojas de conveniência, num total de 106.000 m2.

Fora do Velho Continente e no último trimestre, o Carrefour abriu 6 hipermercados, 5 supermercados, 42 hard discounts, num total de 44.000 m2 no Brasil, e 19 hipermercados, 3 supermercados e 25 hard discounts, num total de 136.000 m2 na Ásia.

Na globalidade, o Carrefour fechou o ano de 2009 com 15.663 lojas.

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