Distribuição

Mercadona poupou mais de 400 milhões com optimização de processos

Por a 15 de Janeiro de 2010 as 2:00

mercadona.jpg

De acordo com as contas do Planet Retail, a Mercadona obteve uma poupança de 410 milhões de euros com a optimização de processo, particularmente com o manuseamento de fruta. O retalhista poupou 175 milhões de euros com a reintrodução de fruta perdida, poupando cerca de 10 cêntimos por bandeja e 35 cêntimos por quilo ao reduzir o manuseamento da fruta.

Outras poupanças incluem 10 milhões de euros com o facto de terem conseguido trazer as fábricas para mais perto dos centros logísticos, 4 milhões com a optimização das bandejas de frango e salada e 1,2 milhões com a redução do tamanho das caixas de cartão dos iogurtes.

De referir que o retalhista espanhol desenvolveu mais de 600 iniciativas, baseadas na “eficiência da simplicidade”, para reduzir os custos e traduzi-los em baixa de preços, com o objectivo de baixar os preços em cerca de 17%. A Mercadona, que retirou perto de 700 produtos para reduzir preços, ganhou, segundo as contas, 80 novos clientes por loja diariamente, vendendo, também, mais 400 quilos de produtos diariamente por ponto de venda, o que o retalhista interpreta como “uma aprovação da estratégia pelos consumidores”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *