Distribuição

Comércio em Espanha perde 40.000 lojas e 90.000 empregos

Por a 14 de Janeiro de 2010 as 2:00

comercio-tradicional-210.jpg

De acordo com os números divulgados pela Confederação Espanhola de Comércio (CEC), o comércio espanhol perdeu, em 2009, 40.000 estabelecimentos e 90.000 empregos, apontando a entidade a difícil conjuntura económica como a principal responsável.

Apesar destes números, Miguel Ángel Fraile, secretário-geral da CEC, vaticinou à Europa Press que em 2010 deverá registar-se uma manutenção dos empregos, situação iniciada pela boa campanha de saldos de Invernos, bem como pela melhoria a conjuntura económica geral, considerando que “as entidades financeiras já estão a abrir o crédito”.

A época de saldos deverá fechar com uma facturação superior à registada no ano passado. De resto, a facturação proveniente da época de saldos de Inverno em Espanha representa cerca de 20% do volume total gerado pela indústria têxtil, comparando com os 15% que normalmente representa na época de Verão.

Os números da CEC indicam ainda que os gastos por consumidor deverão chegar aos 100 euros, enquanto por lar esse valor poderá chegar aos 400 euros.

De referir que os dados da CEC dão conta da existência de 650.000 estabelecimentos em Espanha que geram três milhões de postos de trabalho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *