Distribuição

Amanhã no Jornal Hipersuper – Entrevista a Rui Dias Alves, CEO da Return on Ideas

Por a 13 de Janeiro de 2010 as 2:00

hipersuper252.jpg

Amanhã é dia da primeira edição do Jornal Hipersuper em 2010. Neste número, destacamos a entrevista a Rui Dias Alves, CEO da Return on Ideas que nos dá a primeira explicação do que é e será o “C – The Consumer Intelligence Lab”.

Posicionando-se como uma oferta de research, o “C – The Consumer Intelligence Lab” pretende criar insights, dar respostas, e apoiar decisões de negócio. “Mais que congregar informação, o objectivo do C é analisar, interpretar, concluir e derivar implicações” refere o responsável da Return on Ideas. Criado como uma parceria de três entidades – APEME, Augusto Mateus&Associados e Return of Ideas -, o “C – The Consumer Intelligence Lab” ou simplesmente “C” pretende ser um laboratório de conhecimento ao dispôr das empresas, ajudando-as a compreender o consumidor de forma mais objectiva e relevante.

Também na secção “Distribuição”, pedimos a 15 profissionais dos mais diversos sectores que nos fizessem um balanço do que foi o ano 2009 e o que prevêem ser este ano de 2010. Se em relação ao ano que agora findou as opiniões não variam muito e todos apontam as dificuldades que a crise económica global trouxe aos seus negócios, o ano de 2010 ainda está envolto em muitas incertezas.

Para terminar a “Distribuição”, trazemos uma tecnologia desenvolvida pela Sales Up para a marca de produtos ultra-congelados Nevão e que permite, através de uma fotografia do código de barras disponível no verso da embalagem, receber receitas no telemóvel.

No “Alimentar, analisamos o mercado baby, onde a guerra de preços está instalada. As marcas dos distribuidores estão a obrigar os operadores a apostarem em segmentos mais económicos. O lançamento regular de produtos inovadores e a procura de eficiências de custo têm sido as armas de arremesso das empresas fabricantes.

Para o “Alimentar”, a TNS Worldpanel analisa o mercado das sopas, concluindo que, devido ao contexto de crise vivido em 2009, os lares portugueses optaram pelas “sopas em pó”, cujo preço médio é bastante mais baixo, em detrimento das “sopas líquidas”.

No “Não Alimentar”, damos a conhecer o programa “Exportar Marcas”, cujo objectivo é ajudar as PME (Pequenas e Médias Empresas) a iniciar a exportação das suas marcas e dar apoio aos empresários que querem reforçar a aposta nos mercados externos.

Em mais uma edição enriquecida com o Conselho dos Notáveis, questionámos o painel o ano 2010, se a situação económica do ano que agora inicia melhorará, quais os sectores que deverão registar maiores dificuldades ao longo de 2010, quais os produtos e bens que não deveriam sofrer qualquer aumento de preço, a concentração na distribuição aos olhos da Autoridade da Concorrência e a aplicabilidade ou possibilidade, em Portugal, da mais recente estratégia da Wal-Mart.

Isto tudo além dos artigos de opinião: “All you need is touch”, de Miguel Peixoto de Oliveira (Edigma); “40 anos de evolução no retalho”, de Paulo Borges (Checkpoint); e “Perfil empresarial”, de Nancy Almeida (Hays Portugal).

Boas leituras!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *