Distribuição

Jerónimo Martins perde batalha na justiça polaca

Por a 17 de Dezembro de 2009 as 2:00

biedronka-210.jpg

De acordo com notícia avançada pelo diário polaco “Rzeczpospolita Polska”, a Jerónimo Martins perdeu o processo que colocava o grupo retalhista português contra antigos fornecedores e a Associação dos Prejudicados pelas Redes Biedronka, cadeia de lojas pertencente ao grupo liderado por Alexandre Soares dos Santos e Luís Palha (Chairman e CEO, respectivamente) na Polónia.

Em causa estavam acusações de não pagamento de horas extraordinárias, represálias contra os trabalhadores, dumping, entre outras.

Depois de ouvidos os depoimentos e com base nos relatórios da Inspecção-Geral do Trabalho (IGT), o Tribunal de Primeira Instância confirmou que existiam infracções massivas aos direitos dos trabalhadores, como colaboradores com salário e contrato de part-time que eram obrigados a fazer horário completo.

Além disso, a justiça polaca deu também como provado que as horas extraordinárias raramente eram pagas, confirmando o IGT que o retalhista mantinha o registo de horas de trabalho de forma desonesta e que as regras de higiene e segurança eram frequentemente infringidas.

Ao i a JM avançou que “pauta a sua actuação pelo mais elevados princípios éticos” e que “sempre houve, e continuará a haver, conflitos de interesses que podem obrigar o grupo a recorrer aos tribunais”.

Admitindo que estes “são procedimentos normais no mundo empresarial”, a JM relembrou que “apenas mantém conflitos com 0,2% dos seus colaboradores polacos, quando na Polónia, em média, as empresas têm litígios com 2% dos seus trabalhadores” e que ganhou o ranking do retalho das “Entidades Patronais mais Confiáveis”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *