Distribuição

Amanhã no Jornal Hipersuper – Dicas para dar a volta à crise

Por a 16 de Dezembro de 2009 as 2:00

hiper251.jpg

Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Nesta edição destaque para as dicas deixadas pelos convidados na Conferência “Consumidor-Comportamentos&Atitudes”, organizada pelo Hipersuper há duas semanas no IPAM.

A primeira parte da conferência foi marcada pela apresentação de um estudo conjunto da APEME e Augusto Mateus&Associados do qual se concluiu que 39% dos portugueses assumira ter perdido poder de compra e ter alterado os comportamentos de consumo, enquanto apenas 55% dos consumidores nacionais revelarem que as marcas demonstraram especial empatia em tempo de crise.

A conclusão principal da apresentação feita pela PrimeDrinks é simples: “o consumidor é mais racional e não vai regressar aos consumos anteriores”, admitiu Ricardo Caseiro, marketing manager Spirits da empresa.

Na segunda parte da conferência, a Mesa Redonda contou com a participação de Augusto Mateus, José António Rousseau e Carlos Liz. Desta saíram três ideias chave: “triunfarão as empresas que mais depressa perceberem o que mudou e o que o consumidor quer actualmente” (Augusto Mateus); “não obriguem os consumidores a escolher as marcas de fabricante ou as do distribuidor, mas sim entre umas e outras” Carlos Liz); e “os produtores estão actualmente a concorrer com os lançamentos da distribuição e estes não são uma moda passageira. Esta dinâmica veio para ficar” (José António Rousseau).

Ainda na “Distribuição”, damos conta da segunda parte do Xmas Survey 2009, realizado pela Deloitte, e no qual a consultora conclui que não é só na Europa que os consumidores acreditam que 2010 vai ser melhor. Em Portugal, 45% dos consumidores admitiram que o próximo ano registará melhorias ligeiras ou mesmo significativas.

No “Alimentar”, o negócio de vending da Nestlé virou-se para as pequenas empresas e está a crescer 20% ao ano. As pastilhas Boundi são a grande aposta da empresa multinacional.

Também no “Alimentar”, visitámos a Novo Dia Cafés, empresa torrefactora que pretende estar entre o Top 10 dos maiores operadores do sector, já em 2013. Para tal, a empresa aposta em novos produtos, imagem rejuvenescida e alargamento da distribuição geográfica.

Para finalizar a secção “Alimentar”, a TNS Worldpanel analisou o mercado do pão de forma e conclui que quase todas as categorias de pão perderam em valor, não escapando o paõ de forma a esta onda de quebra.

Nos “Veículos”, fomos conhecer as novas propostas ecológicas da Iveco: Eco Daily e Daily Electric. As duas propostas apresentadas pelo construtor italiano englobam-se dentro de uma nova estratégia, admitindo os responsáveis da marca no nosso País que “o ecológico é a resposta”.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Captação de talento”, de Catarina Ramos Gouveia (Michael Page); “Empresas mais responsáveis socialmente”, de Isabel Rita (Neves de Almeida Consultores); “Os obstáculos técnicos ao livre comércio versus marca ‘CE´s”, de José Rijo (Rangel); e “Uma nova era – Entrar com o pé direito”, de Ana Cruz (Hays).

Aproveitamos, desde já, para desejar um Feliz Natal e um Óptimo Ano Novo a todos os assinantes, leitores e colaboradores do Jornal Hipersuper.

Boas leituras!

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *