Distribuição

Relações tensas entre distribuidores e fabricantes vão manter-se em 2010

Por a 9 de Dezembro de 2009 as 2:00

retalho5.jpgUm total de 60% dos “Notáveis” que constituem o painel mensal de entrevistados do jornal Hipersuper acredita que as tensas relações entre os fabricantes e os distribuidores vão manter-se em 2010. 25% acredita mesmo que se vão agudizar e apenas 3% acha que esta tensão vai diminuir.

Quanto ao ritmo de aberturas de novas lojas no próximo ano, 45% dos profissionais admite que vai manter-se igual a este ano mas 42,2% estima que vai diminuir. Por outro lado, 34% dos Notáveis estão optimistas e crêem que o ritmo vai ser mais intenso face a 2009.

E qual o factor que mais poderá contribuir para a diferenciação entre a marca própria e a marca do fabricante? Criatividade e inovação dizem 65% dos entrevistados. O preço salta à vista na segunda posição, seguido da qualidade e da tradição/confiança, respectivamente.

À pergunta “A Distribuição Moderna deve privilegiar o comércio de produtos nacionais?”, a maioria responde negativamente. 36% concorda com a frase: “Operamos num mercado livre pelo que criar barreiras aos produtos internacionais é uma medida perigosa”.

Por outro lado, 25% do “Notáveis” considera importante a Distribuição privilegiar produtos nacionais desde de que essa opção não encareça o produto final.

O Hipersuper quis ainda saber se o Conselho dos Notáveis acredita que no próximo ano as lojas com mais de dois mil metros quadrados vão estar abertas aos domingos e feriados à tarde. 42% dos entrevistados acredita que “no próximo ano não será possível mas nesta legislatura sim”. Por outro lado, 37,3% não acredita na mudança de legislação nesta matéria.

Por último, 46,7% dos Notáveis admite que Portugal vai assistir à entrada de novos players internacionais na distribuição moderna e mais mais de metade acredita também que os grupos nacionais vão internacionalizar as suas insígnias.

O Conselho dos Notáveis é constituído por 76 profissionais do sector. Esta bateria de perguntas e respostas foi publicado na edição 250, de 3 de Dezembro de 2009, com uma média de 59 respondentes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *