Não Alimentar

Ricardo Azenha, Brand Manager de Pedigree Agility Care

Por a 3 de Dezembro de 2009 as 5:20

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“A actual conjuntura económica não teve um impacto muito grande no mercado”

Com o lançamento do Pedigree Agility Care+, a Mars pretende, nas palavras de Ricardo Azenha, Brand Manager de Pedigree Agility Care, trazer inovação ao mercado.

Admitindo que a actual conjuntura económica, de uma forma genérica, “não teve um impacto muito grande no mercado”, o responsável da Pedigree Agility Care, Ricardo Azenha, refere em entrevista que “existe ainda um potencial de crescimento muito grande” no mercado pet.

Hipersuper (H): A Mars lançou recentemente o Pedigree Agility Care+ no mercado nacional. Que investigação antecedeu este lançamento?
Ricardo Azenha (R.A.):
O processo de desenvolvimento de Pedigree Agility Care teve inicio em Maio de 2006, onde em focus group com consumidores foi identificado uma necessidade muito forte – combater os problemas nas articulações que afectavam a mobilidade de um grande número de cães, sobretudo com o avançar da idade.

Desde os primeiros momentos em que falamos com os consumidores relativamente aos problemas de mobilidade dos seus cães percebemos que era uma das suas principais preocupações e que se conseguíssemos encontrar uma boa proposta para esta questão teríamos um fórmula vencedora.

De seguida, analisamos o número de cães que sofrem de problemas de mobilidade e identificamos uma oportunidade enorme para fazer a diferença na vida destes cães e dos seus donos, sendo que 1 em cada 5 cães sofre destes problemas – o equivalente a 400.000 cães em Portugal e a mais de 6.000.000 de cães na Europa.

O passo seguinte foi lançar o desafio às nossas equipas de Investigação&Desenvolvimento, que juntamente com os nossos nutricionistas e Veterinários de Waltham criaram uma fórmula única de ingredientes naturais como Omega 3, Glucosamina, Mexilhão Verde e Metionina – o CPA COMPLEX+.

H: Que resultados espera a Mars obter com este novo produto?
R.A.:
Cabe à Pedigree, como marca líder do mercado e, especificamente no segmento de Snacks&Treats onde temos uma quota de mercado superior a 50%, trazer inovação ao mercado.

O lançamento de Pedigree Agility Care é mais um passo que vem reforçar o valor da marca, reforçando não só a relação emocional com o consumidor como também reforçando a relação de confiança e de credenciais de saúde.
Em termos de performance de mercado, ambas as referências lançadas (Agility Care Raças Grandes e Agility Care Raças Médias) tornaram-se rapidamente duas das melhores referências do mercado de Snacks&Treats, quer em termos de vendas quer de rotação.

H: Esta é a melhor altura para o lançamento deste tipo de produto?
R.A.:
Esta é uma mensagem de confiança que a Pedigree lançou ao trade e ao próprio consumidor. Neste momento, mais do que nunca o consumidor está mais exigente e selectivo, o que nos desafia a continuar a colocar no mercado produtos que vão de encontro às necessidades especificas de quem o compra, e este é claramente o caso de Pedigree Agility Care.

H: Como se encontra o mercado “pet” em Portugal? A subir ou a descer?
R.A.:
O mercado de Pet, canal retalho tem apresentado um crescimento sustentado ao longo dos últimos anos, continuando a crescer acima dos 10%. Por outro lado, existe ainda um potencial de crescimento muito grande, não só porque a penetração de animais nos lares tem vindo a aumentar, como também pelo facto de que apenas 60% da alimentação dada é preparada e que corresponde apenas a 25% da cobertura calórica.

H: Em que medida é que a actual conjuntura económica influenciou o mercado “pet”?
R.A.:
A actual conjuntura económica, de uma forma genérica não teve um impacto muito grande no mercado. O facto de ser uma categoria onde o lado emocional tem um peso muito grande é um factor determinante para isso.

Cada vez mais há uma consciência e uma preocupação do dono com a saúde e felicidade do seu cão. O cão é considerado como um membro da família e da mesma forma que o consumidor se preocupa com a origem, composição e benefícios da sua alimentação, também se preocupa cada vez mais com a do seu cão.

H: Que peso possui a distribuição moderna no mercado “pet”?
R.A.:
A distribuição moderna representa aproximadamente 60% do mercado de pet, enquanto o canal especializado representa cerca de 40%.

H: O mercado “pet” é “ameaçado” pela marcas próprias da distribuição?
R.A.:
Existe espaço para a coexistência de marcas próprias da distribuição com as marcas de fabricante.

Cada uma tem um papel e um target especifico, sendo que muito dificilmente um consumidor que tem uma relação emocional muito forte com o seu cão e que está alerta para as necessidades de saúde vai deixar de dar Pedigree para dar uma alimentação de Marca Própria.

H: Este lançamento irá aumentar a quota da marca no mercado nacional? Em quanto?
R.A.:
Pedigree assume a posição de liderança do mercado e todos os seus segmentos, Secos, Húmidos e Snacks&Treats trabalham no desenvolvimento do mercado trazendo inovação.

Em Secos e Húmidos a marca está a trazer uma nova receita para o mercado, uma receita natural, livre de corantes e aromatizantes artificiais e sem adição de açúcar, desenvolvida por veterinários e com a preocupação constante com a saúde, nutrição e felicidade dos cães.

Em Snacks&Treats Pedigree é claramente o líder e driver de crescimento deste segmento, sobretudo através de Dentastix e agora de Agility Care que é assim mais uma proposta que vem contribuir positivamente para o crescimento da quota de mercado da marca.

No seu global a marca irá continua a crescer a sua quota de mercado graças à inovação constante e à credibilidade que tem construído no mercado ao longo dos anos.

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