Distribuição

APED denuncia falha da rede SIBS

Por a 2 de Dezembro de 2009 as 2:00

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A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) denuncia, em comunicado, o “caos” e o “desconforto” sentido pelo consumidor, na passada Sexta-feira, quando o País ficou cerca de três horas sem cartões de pagamento, devido ao colapso da rede SIBS – e sem qualquer justificação por parte deste operador monopolista.

A APED critica a SIBS, por “não assumir a responsabilidade pelo inesperado e abrupto corte dos serviços de pagamento com Multibanco e cartões de crédito em milhares de lojas”, reduzidas a serviços mínimos no passado dia 27 de Novembro, entre as 15h30 e as 18h30.

Dada a época do ano e o dia da semana em que esta situação se verificou, as consequências dela decorrentes “prejudicaram de forma grave” as operações de loja ao nível das vendas e dos serviços prestados aos consumidores.

“Lamentavelmente”, diz a APED, “não foi a primeira vez que tal aconteceu e teme-se que não seja a última, uma vez que o período mais forte de afluência dos consumidores às lojas e de maior intensidade de utilização dos meios de pagamento electrónicos só acontecerá nas próximas três semanas”.

A APED salienta ainda que “nesta, como em todas as outras situações ocorridas, a responsabilidade nunca é assumida por quem é o detentor do monopólio deste serviço e deles se faz cobrar por valores que são dos mais elevados em toda a Europa, sendo os prejuízos económicos e operacionais suportados sempre pelos mesmos, ou seja, pelas empresas suas clientes e pelos consumidores”.
 
A APED, em nome das cem empresas suas filiadas e dos milhões de seus clientes, “não pode ficar indiferente à reiterada e persistente ocorrências destas situações” e “exige à SIBS, como única prestadora deste serviço, que crie as necessárias condições para evitar a repetição destas interrupções dos seus serviços, manifestando desde já a intenção, de se reservar o direito de accionar os adequados mecanismos legais, para um eventual ressarcimento dos prejuízos que vier a apurar”.

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