Distribuição

Amanhã no Jornal Hipersuper – O Natal dos portugueses

Por a 2 de Dezembro de 2009 as 2:00

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Amanhã é dia de mais uma edição do Jornal Hipersuper. Uma edição especial, já que, além de ser o número 250, comemoramos o 19.º aniversário do título com a publicação de um Suplemento – “Consumidor – Comportamentos&Atitudes” e a realização de uma Conferência, no IPAM Lisboa, dedicada à mesma temática.

Neste número, destacamos o Natal dos portugueses. De acordo com o “Xmas Survey 2009, realizada pela Deloitte, a maioria dos consumidores portugueses pretende limitar os gastos durante o Natal, preparando-se para comprar menos, mas melhor, ou seja, mais caro.

O estudo da consultora indica, também, que é nos hipermercados que os portugueses mais irão efectuar as compras de produtos alimentares para o Natal, salientando a Deloitte que “o preço de venda que funcionava como referência deixou de ser o preço das marcas de fabricante, passando a ser o dos produtos de marca dos retalhista – marca própria”.

Também na “Distribuição”, entrevistámos José António Rousseau, especialista em Distribuição. Na opinião do profissional que tem dedicado uma vida profissional e académica ao sector da distribuição moderna, “quem conduz a locomotiva das mudanças são os consumidores”.

Ainda na “Distribuição”, trazemos as principais conclusões do estudo “Resposta dos portugueses à crise em 2009”, da TNS Worldpanel, que revela que os primeiros oito meses do ano ditaram um aumento do volume e valor gasto por actos de compra, indicando ainda que o consumidor voltou ao que era em 2007.

Para finalizar a “Distribuição”, tivemos presentes na apresentação nacional do “Global Theft Barometer 2009”, estudo realizado pelo Centre for Retail Research, patrocinado pela Checkpoint, e que coloca Portugal entre os países que melhores resultados apresenta relativamente às perdas no retalho entre Julho 2008 e Junho 2009. No computo geral, o retalho em Portugal perdeu 344 milhões de euros, ou seja, 40.00 euros por hora ou um custo equivalente a 94 euros por família.

No “Alimentar”, a TNS Worldpanel analisa o mercado do azeite em Portugal. De acordo com a consultora, a categoria “azeite embalado” registou uma quebra de 16,4% (no período YTD P10/09, a terminar a 10 de Outubro) em valor face a igual período do ano passado, perdendo 1% em volume.

Também no “Alimentar”, analisamos o mercado gourmet. Mas afinal o que é gourmet? É ter o paladar apurado e ser dotado de aptidões culinárias? É pertencer à classe média/alta ou alta e ser, por exemplo, conhecedor da gastronomia internacional? Ou, pelo contrário, todos os consumidores reúnem características gourmet? Convidámos sete empresas e as respostas não foram consensuais.

Nos “Vinhos”, falamos sobre “espumantes&champagnes”. Os números da Nielsen mostram uma realidade bipartida. Enquanto o consumo de champagne diminui, o de espumante cresce. Deve-se a tendência díspar apenas a efeitos da conjuntura económica ou há outros factores a influenciarem esta tendência?

Em “Feiras”, viajámos até Barcelona para a apresentação internacional da maior feira alimentar na Península Ibérica. Mais pequena, o evento da capital da Catalunha promete alcançar o sucesso das edições anteriores, apostando na inovação, marcas e internacionalização.

Em mais uma edição enriquecida com o Conselho dos Notáveis, questionámos o painel sobre as alterações mais significativas registadas na Distribuição Moderna portuguesa nos últimos 19 anos e que perspectivas têm acerca do sector para o futuro.

Isto tudo além dos vários artigos de opinião: “Os ciclos da Vinha e do Olival”, de Catarina Santos (PrimeDrinks); “Infra-estrutura dinâmica para um retalho mais inteligente”, de Artur Campos (IBM); “Evite o zapping da sua Marca”, de Pedro Fernandes (Edigma); e “Avaliação de Desempenho na Equipa Comercial”, de Marco Arroz (Hays).

Além da edição do Jornal Hipersuper, publicamos, também, o Suplemento “Consumidor – Comportamentos&Atitudes”, um coleccionável publicado ao longo de 2009, em parceria com a APEME e Augusto Mateus&Associados, e que finaliza com a conclusão do que foi este ano ímpar para o consumidor português.

Uma palavra ainda para todos os profissionais que ao longo destes 19 anos nos apoiaram, colaboraram, se disponibilizaram e demonstraram todo o seu profissionalismo: OBRIGADO!

Boas leituras!

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