Não Alimentar

Comissão aprova aquisição da Cargill pela Nutreco em Espanha e Portugal

Por a 27 de Novembro de 2009 as 2:00

nutreco.jpg

A Comissão Europeia autorizou, ao abrigo do Regulamento das concentrações da UE, o projecto de aquisição pela empresa holandesa Nutreco das actividades no domínio dos alimentos para animais em Espanha e Portugal da empresa americana Cargill. Após ter analisado a operação, a Comissão concluiu que esta “não era susceptível de entravar de modo significativo a concorrência efectiva no Espaço Económico Europeu (EEE) ou numa parte substancial deste”.

A Nutreco desenvolve actividades no domínio das misturas, alimentos compostos e alimentos especiais para animais e dos alimentos para peixes. Através de seu grupo especializado na alimentação animal, produz alimentos compostos e especiais para animais e presta serviços nutricionais. Em Espanha, a Nutreco produz e vende carne de aves de capoeira e cria e vende suínos a matadouros. A Nutreco pretende adquirir à Cargill as actividades e activos relacionados com a produção e venda de alimentos compostos para gado e com a produção e venda de alimentos industriais secos para animais de companhia em Espanha e Portugal.

O exame da Comissão da operação proposta revelou que “a sobreposição horizontal entre as actividades da Nutreco e da Cargill no sector dos alimentos compostos para animais em Espanha e Portugal não suscita preocupações de concorrência, tendo em conta a quota de mercado relativamente limitada das partes na concentração e a presença de um número suficiente de fornecedores alternativos”.

A Comissão examinou igualmente os efeitos potenciais que poderiam resultar de ligações verticais. A Nutreco está presente no mercado das misturas para alimentos de animais, que são utilizadas como matéria-prima na produção de alimentos compostos para animais e igualmente no mercado a jusante da carne de aves de capoeira. A Comissão excluiu quaisquer preocupações de concorrência decorrentes destas ligações verticais, “dada a quota limitada detida pelas partes na concentração nos mercados ligados verticalmente e a existência de fornecedores alternativos de alimentos compostos para animais”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *