Distribuição

Retalho britânico com maior subida dos últimos sete anos

Por a 12 de Novembro de 2009 as 2:00

retalho.jpg

O retalho britânico registou, no mês de Outubro, os melhores resultados dos últimos sete anos ao aumentar as vendas like-for-like em 3,8% face a igual período do ano passado.

Em termos global, o British Retail Consortium (BRC) revela que as vendas cresceram 5,9% em comparação com a quebra de 0,1% no mês de Outubro de 2008.

Os dados revelam que as vendas no retalho alimentar continuam a demonstrar um crescimento lento, reflectindo os preços baixos dos produtos, enquanto os artigos para o lar e mobiliário registaram um aumento nas receitas, muito devido à melhoria na confiança dos consumidores.

O formato que maior crescimento registou foi, contudo, o das vendas online, por correio ou telefone, tendo aumentado 18% face a Outubro de 2008, enquanto em relação ao mês anterior de Setembro o incremento foi de 11,9%.

Stephen Robertson, director-geral do BRC, refere que ” estes resultados são encorajadores”, traduzindo-se nas melhores vendas like-for-like desde Outubro de 2002. Contudo, o responsável chama a atenção para que estes dados estão a ser comparados ou números do final do ano passado, altura em que os mercados sofreram bastante com a crise.

“Ao longo da recessão, o sector alimentar foi um dos que apresentou sempre melhores performances”, admitiu Robertson. “Mas o crescimento das vendas alimentares caíram para o mínimo durante 19 meses. Por contraste, a maioria dos sectores não-alimentares subiram no ano passado. O vestuário de criança, por exemplo, recebeu um impulso significativo com o Halloween”.

“A menos de 50 dias de distância do Natal, os retalhistas esperam maior confiança por parte do consumidor”, admite Robertson, concluindo que “as lojas já começaram a batalha das promoções e descontos”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *