Folhetos promocionais geram 50 queixas por publicidade enganosa
A Direcção-Geral do Consumidor (DGC) revelou à Agência Lusa que está a analisar 28 reclamações relativas a campanhas patentes nos folhetos publicitários das grande superfícies.
“Se um produto anunciado em folheto, cuja duração da campanha é de 15 dias, ficou indisponível no primeiro dia, tal configura uma situação pouco razoável tendo em conta as expectativas criadas aos consumidores”, defende a DGC.
A Associação de Defesa dos Consumidores também tem recebido reclamações de publicidade enganosa.
Paulo Fonseca, jurista da Deco, justifica o aumento deste tipo de campanhas com o “aumento do consumo” e a “proliferação das grandes superfícies que leva a uma maior publicidade e a um marketing mais agressivo”.
A Deco recebeu 21 reclamações, sobretudo contra o sector de electrodomésticos.
O director-geral da Associação Nacional das Empresas de Distribuição (APED), José António Rousseau, diz não ter conhecimento de queixas dos consumidores sobre esta matéria, mas frisa que há legislação a respeitar.