Não Alimentar

Resultados líquidos da Sonae Sierra em campo negativo

Por a 9 de Novembro de 2009 as 2:00

sonae_sierra1.jpg

O Resultado Líquido da Sonae Sierra nos primeiros nove meses de 2009 foi negativo em 94,4 milhões de euros, em comparação com um Resultado Líquido de 4,8 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

Esta variação do Resultado Líquido continua a ser, segundo a empresa, “provocada pelo Resultado Indirecto, que foi afectado negativamente pelos sucessivos aumentos das taxas de capitalização do mercado (yields) na Europa”. A empresa especialista internacional em centros comerciais salienta que “este facto deve-se ao clima negativo nos mercados imobiliários da maioria dos países desenvolvidos em que a empresa opera o que implicou um ajustamento em alta das taxas de capitalização (yields) aplicadas nas avaliações efectuadas nos activos imobiliários desses países, aumento esse que equivale a uma redução do valor dos activos correspondentes”.

No mesmo período, o Resultado Directo da Sonae Sierra atingiu os 55,8 milhões de euros (+18%), em comparação com os 47,3 milhões de euros do mesmo período de 2008, devido à combinação de três factores: “o crescimento do portfolio; a redução de custos implementada pela Empresa em 2009 e a redução das taxas de juro”.

Os Proveitos Operacionais dos Centros Comerciais ficaram 9% acima dos registados nos primeiros nove meses de 2008, muito por causa do aumento do portfólio com as aberturas em 2008 na Europa do Freccia Rossa, Plaza Mayor Shopping, Gli Orsi e Pantheon Plaza, e em 2009 do Manauara no Brasil, referindo ainda a Sonae Sierra que, numa base comparável, o Total de Rendas (Rendas Fixas e Variáveis) cresceu 0,4% em relação ao mesmo período de 2008.

De referir ainda que a Margem Operacional Líquida da Empresa atingiu os 131,2 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2009, mais 4% do que no ano passado.

A Sonae Sierra informa, na comunicação enviada ao mercado, que “a estratégia de crescimento e expansão prossegue, apesar de a empresa ter ajustado os timings de desenvolvimento à evolução dos mercados financeiros e de retalho”.

Após a abertura no Brasil do Manauara Shopping (Manaus) no passado mês de Abril, a empresa inaugurou no dia 9 de Outubro o Loop5 (Weiterstadt), que representou um investimento de 265 milhões de euros.

No final do terceiro trimestre de 2009, a empresa prosseguia o desenvolvimento de dois novos centros comerciais num total de uma carteira de 12 novos centros comerciais em Portugal, Itália, Alemanha, Grécia, Roménia e Brasil.

Em Portugal, a Sonae Sierra está actualmente a finalizar o LeiriaShopping (Leiria), um investimento de 75 milhões de euros, com abertura prevista para a Primavera de 2010, e em Itália a empresa iniciou os trabalhos de construção do Le Terrazze em La Spezia.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *