Distribuição

Sector do retalho não voltará a números positivas antes de 2011

Por a 6 de Novembro de 2009 as 2:00

retalho.jpg

Numa recente análise, a PricewaterhouseCoopers (PwC) e o The Economist Intelligence Unit referem que o sector da distribuição não voltará a números positivos de crescimento na Europa Ocidental antes de 2011, altura em que a evolução deverá rondar os 1,1%, destacando que será o Continente asiático a impulsionar o crescimento do mercado nos próximos anos.

China e Índia, que aumentarão as vendas do sector da distribuição em 2009, em 7,6 e 7,5%, respectivamente, converter-se-ão nos principais impulsionadores do mercado, embora a um ritmo inferior ao registado em anos anteriores, indicando que, mundialmente, as vendas das companhias de retalho subirá, em média, 2,9%.

A informação destaca ainda que a recessão mundial contribuiu para o posicionamento, em primeiro plano, das chamadas “marcas próprias” que atraíram os consumidores para preços mais baixos, com os “retalhistas a aproveitarem-se das maiores margens”.

Finalmente, o relatório indica que a comida rápida está a resistir à crise e que o modelo de franchising, devido ao baixo risco em termos financeiros, permitiu uma maior expansão das cadeias de fast food nos mercado emergentes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *