Distribuição

Novo código de barras chega em Janeiro

Por a 6 de Novembro de 2009 as 5:51

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As novas etiquetas GS1 DataBar foram criadas para aumentar a segurança dos alimentos.


Apartir de Janeiro de 2010, está disponível no retalho um novo código de barras. Chama-se GS1 DataBar e a informação que integra ultrapassa a simples identificação do produto, disponível nos actuais códigos de barras (o EAN13 – European Article Number, de 13 algarismos).

Data de validade, origem do produto, número de série, quantidade, cor, peso, medida, entre outros, são alguns dos cem elementos que as etiquetas podem transportar.

É mais um passo para garantir a rastreabilidade dos bens alimentares, ou seja a capacidade de localizar e seguir o percurso dos produtos em todas as etapas da cadeia de valor. O novo sistema não permite, por exemplo, adquirir um alimento fora do prazo de validade ou produtos sujeitos a recolha.

A grande vantagem do DataBar é não exigir “grandes adaptações” a nível de hardware, garantiu ao Hipersuper Silvério Paixão, Supply Chain Manager da GS1 Portugal Codipor, o braço nacional da organização mundial sem fins lucrativos que dedica actividade ao desenvolvimento de standards globais aplicáveis às cadeias de valor.

O responsável afirma que, segundo estimativas mundiais da GS1, a grande maioria dos scanners (85%), colocados no retalho entre os últimos quatro a seis anos, são adequados, ou seja, já lêem este tipo de código, ou podem ser facilmente adaptados para o GS1 Data Bar. “O software de ‘back office’, esse é que precisa de ser actualizado”, explica.

Para a tecnologia funcionar, além do leitor e do novo código de barra, são necessários ainda uma balança e uma impressora. Produtores e retalhistas têm de suportar o investimento, embora este seja recuperável através das eficiências que gera a utilização do DataBar. “Segundo um relatório da Perishables Group, entidade internacional que reúne fabricantes, retalhistas, entre outros intervenientes da cadeia de valor, para uma cadeia média de cem lojas, a utilização destas etiquetas gera uma poupança operacional anual de 2,32 milhões de dólares nos produtos frescos”. Como? “Através de melhorias na gestão de stocks e da redução do número de quebras na loja”.

Adesão é voluntária
A tecnologia é vocacionada para produtos de reduzidas dimensões ou difíceis de codificar, dos quais são exemplo os bens perecíveis ou as peças de hardware. Existem actualmente mais de 40 sistemas de identificação em todo o Mundo, mas até agora não havia um standard global para identificar os produtos de peso variável, como os hortofrutícolas, cárnicos, pescado, lacticínios, sobremesas e pastelaria e panificação, exemplifica a associação.

Nos bens de pequenas dimensões incluem-se os segmentos de cosmética, joalharia, hardware e produtos farmacêuticos. “Através do DataBar os cupões de desconto podem conter maior quantidade de dados codificados, possibilitando melhorias significativas na gestão e controlo da emissão de cupões”.

O novo código de barras é mais pequeno e deverá estar generalizado em 2016, estima Silvério Paixão, acrescentando que mais de 80% das cadeias de distribuição mundiais vão apostar na tecnologia. No entanto, a adesão ao sistema é voluntária.

Quanto ao custo dos novos códigos de barras, sem adiantar valores, Silvério Paixão afirma que serão “pouco” mais caros do que as etiquetas tradicionais.

Assumirão os fabricantes esses custos ou os consumidores vão pagar os produtos mais caros? “Depende da estratégia de cada empresa mas se os produtos encarecerem, os consumidores estão a pagar valor e mais segurança”, conclui.


10 vantagens do DataBar

  1. Identificação única e global dos frescos, substituindo a informação genérica utilizada actualmente
  2. Aumento da eficácia da identificação dos perecíveis através de scanning versus digitação manual dos códigos
  3. Controlo de rupturas/quebras
  4. Permite gestão de categorias em produtos onde actualmente não se aplica
  5. Facilita a sincronização de dados
  6. Põe fim à limitação da codificação dos preços até 4 dígitos, pode codificar além de 99,99 euros
  7. Possibilita a gestão de vendas por fornecedor e data de validade
  8. Permite a gestão do peso dos produtos
  9. Como são é pequeno e ocupa menos espaço, o DataBar permite aumentar a comunicação com o consumidor na embalagem
  10. Rastreabilidade (impedir a compra de produtos fora do prazo de validade ou sujeitos a recolha)

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