Distribuição

30% dos consumidores espanhóis gastam mais 10%, apesar da crise

Por a 6 de Novembro de 2009 as 2:00

retalho.jpg

Segundo dados da TNS Worldpanel, três em cada dez consumidores espanhóis aumentaram o seu gasto por cesta de compra em cerca de 10% face ao ano passada apesar da crise, totalizando o gasto médio os 3.704 euros.

O grupo, denominado pela TNS de “viva a vida”, no qual se destacam os jovens casais, que compram em hipermercados e lojas especializadas, é mais marquista, dado que a o gasto nas marcas próprias da distribuição (33%) é inferior à média (34,2%).

Em contrapartida, cerca de 39% dos consumidores fazem parte do grupo designado como “super-poupadores” que agora poupa à volta de 10% na cesta de compras face ao ano passado. Já os casais com filhos é o grupo que mais compra marcas próprias da distribuição (36%).

A consultora analisou, também, o impacto do desemprego no sector da distribuição moderna espanhola e destaca os grandes lares em que pelo menos um do agregado está desempregado reduziram o gasto da cesta de compras em 0,9% durante os primeiros três meses de desemprego, embora a partir do quarto mês o consumo registe uma quebra de 5,1%.

Globalmente, o sector da distribuição moderna espanhola encontra-se numa fase de recuperação, com um crescimento médio de 2,5% em volume entre Janeiro e Setembro de 2009, revelando a TNS que esta situação se deve ao aumento da população (+2,1%), ao aumento do número de visitas às lojas (+1,2%) e ao consumo no lar (+2,1%).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *