Distribuição

Estratégia da Mercadona pode custar menos 25 milhões de euros nos lucros do semestre

Por a 3 de Novembro de 2009 as 2:00

mercadona.jpgA estratégia de retirar cerca de 800 referências das prateleiras, grande parte produzida pelos principais fabricantes, no início do ano, saiu cara à Mercadona.

A retalhista espanhola sofreu uma “forte queda nas margens” no primeiro semestre do ano, devido à “acentuada redução de preços”, e viu-se obrigada a travar o plano de expansão, segundo noticiou o El Economista, citando fontes próximas da empresa.

O estrangulamento das margens, de acordo com a mesma fonte, pode representar uma quebra de 25 milhões de euros no lucro semestral da cadeia de distribuição.

Já o ritmo de abertura de novas lojas caiu para menos de metade face aos anos anteriores. Nos primeiros dez meses, a Mercadona inaugurou 37 lojas contra as entre 70 e 80 unidades que abria em média nos exercícios anteriores.

O grupo já começa a imprimir alterações na estratégia comercial, a introduzir as marcas dos fabricante nos escaparates e a lançar os alicerces que permitirão dar continuidade ao plano de expansão.

Apesar disso, a empresa mantém o objectivo de chegar ao final do ano com lucros de 160 milhões de euros.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *