Distribuição

Marca branca conquista 38% do mercado espanhol

Por a 28 de Outubro de 2009 as 2:00

Metade dos produtos que fazem parte da cesta de compras dos lares espanhóis são de marca branca.

Segundo, um estudo realizado pela consultora IRI, divulgado pelo El Periódico, as marcas do distribuidor começaram a registar “fortes crescimentos” no último trimestre de 2007, precisamente quando teve início o aumento dos preços das matérias-primas.

As marcas brancas atingiram, no segundo trimestre de 2009, uma quota de mercado em valor superior a 38% em Espanha. A posição é uma das mais elevadas da Europa: no Reino Unido a marca branca representa 34% do valor das compras, na França 29%, e em Itália 14%.

O estudo confirma que as marcas brancas aumentaram mais o preço do que as de fabricante durante o ano passado. E no primeiro semestre deste ano, as marcas próprias apostaram menos na redução de preço que as suas rivais. Apesar disso, o diferencial continua a ser “significativo”, porque uma cesta de compras composta apenas por produtos sem marca representa uma poupança média de 38%, assegura o documento.

Segundo a mesma fonte, em volume, as marcas próprias cresceram 10% no primeiro semestre do ano, enquanto as de fabricante caíram.

As marcas do distribuidor têm grande peso na venda de produtos frescos: representam 44% das vendas. Por categorias, a quota distribui-se da seguinte forma: 34,7% para o sector alimentar e bebidas, 41,7% na drogaria e perfumaria e 19,5% no segmento babycare.

O estudo revela ainda que em 82 das 298 que estão disponíveis nos supermercados a quota em valor das marcas próprias supera 50%.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *