Distribuição

Dia aumenta quota em Espanha

Por a 26 de Outubro de 2009 as 2:00

dia.jpg

A cadeia de supermercados Dia aumentou a quota de mercado em Espanha em 4% durante o ano 2009, avança o site espanhol 5Dias, fixando-se, actualmente, nos 12% tendo crescido para os 1,2 milhões de consumidores diários.

Apesar da crise que o país vizinho vive, o director-geral do Dia em Espanha, Ricardo Currás, admite manter as vendas face ao exercício anterior.

Quanto ao investimento no país, Currás assegurou que o retalhista irá fazer um esforço para manter o que foi feito durante o ano anterior, ou seja, entre 70 a 80 aberturas, permitindo ao Dia terminar o actual exercício com mais de 2.800 lojas. Os 140 milhões de euros destinados à insígnia possibilitarão fechar 2009 com 400 novos estabelecimentos entre remodelações e aberturas.

Na expansão da insígnia em Espanha o franchising, que soma já 15% do total do negócio, jogará, segundo Currás, um papel muito importante, avançando o responsável que “a maior parte do crescimento dos supermercados no país será com base no franchising”, admitindo mesmo que este formato será potenciado no futuro pelo grupo como parte da sua estratégia de crescimento.

No que toca ao processo de transformação dos formatos do modelo clássico para os novos Dia Market, o grupo assegurou que se está a avançar satisfatoriamente e que o processo deverá ficar terminado em 2012, admitindo Currás que esta transformação poderá fazer as vendas aumentar 30%.

Quanto à marca própria, o director-geral do Dia em Espanha salientou que a insígnia não tem intenção de eliminar nenhuma das 3.000 referências que possui actualmente. “Tratamos a nossa marcas como todas as outras, nem pior, nem melhor. Preocupamo-nos que os nossos produtos seja de qualidade e cabe ao consumidor optar entre uma e outra marca”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *