Opinião

Um Ministério de Marketing para Portugal!

Por a 16 de Outubro de 2009 as 5:29

edigma.jpg

Olhando para o passado, parece que as crises de identidade se repetem ciclicamente em Portugal, uma vez que já Fernando Pessoa, no último poema do seu livro “Mensagem”, define Portugal como “um fulgor baço de terra”, um país “a entristecer, onde ninguém sabe o que quer: “Ó Portugal, hoje és nevoeiro…”.

É chegada a hora da acção! Basta de lamúrias, choradeiras e análises que recorrentemente evidenciam o que todos já sabemos.

Os diagnósticos estão efectuados – estão bem identificados os nossos pontos fortes e as nossas fraquezas como País – bem como estão pormenorizadamente descritas as ameaças, desafios e oportunidades para o Portugal do século XXI!

Que seja pois descrita a nossa missão, como nação moderna; bem como a visão, valores e objectivos, que tenham em linha de conta que é premente reorganizar o Estado e as empresas na óptica do cidadão, do cliente e dos mercados.

Para passar da análise à acção, que se entregue a tarefa a devotos profissionais de Marketing, que tenham bem presente algumas premissas básicas: o presidente da nação deve orientar a função de marketing; criar no Executivo governativo o Ministério de Marketing; repensar e relançar a “marca” Portugal.

E como sabemos, Marketing é muito mais do que um acumular de simbolismos e mensagens sem significado…

Não podemos ficar mais nas análises! Que seja elaborado um plano de marketing para Portugal que coloque em acção o pensamento estratégico como nação, que a posicione no panorama dos mercados modernos do futuro!

O País não só se tornará e manterá o centro da atenções a nível internacional, como aumentará os fluxos turísticos, conseguirá dinamizar significativamente a sua economia e galvanizará a sua população para atingir um objectivo comum!

“Falta cumprir-se Portugal”, pelo que vamos canalizar a nossa energia para pontos de excelência. Apliquem-se as boas práticas recomendadas por quem verdadeiramente conhece os mercados e as necessidades das populações. “É a hora”! Crie-se um Ministério de Marketing para Portugal!

Miguel Peixoto de Oliveira CEO da EDIGMA.COM, SA

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *