Distribuição

Modelo lança ‘Prova dos 5’

Por a 16 de Outubro de 2009 as 2:00

modelo.jpg

‘Prova dos 5′ é o nome da iniciativa que o Modelo lança hoje com vista a sensibilizar para a importância nutricional que o consumo diário de fruta e legumes tem na obtenção de uma saúde de “ferro”. A iniciativa da insígnia dá, desta forma, continuidade à estratégia de responsabilidade social que o Modelo tem vindo a implementar no sentido de responder as necessidades das populações locais.

“A ‘Prova dos 5′ quer contribuir para despertar os portugueses para a importância da introdução, nos seus hábitos alimentares, do consumo diário de 5 peças de fruta e/ou legumes, com base na variedade sugerida pelas cores dos produtos (vermelho, laranja, amarelo, verde e roxo)”, destaca o nutricionista Vítor Dauphinet.

Os alimentos incluídos na ‘Prova dos 5′ são: fruta e hortícolas frescos, refrigerados e congelados. Não são contabilizados os seguintes alimentos: batatas e outros vegetais ricos em amido (ex: inhame e mandioca), marmelada, compotas e geleias e fruta cristalizada.

“Faça a prova dos 5 e some saúde” e “Coma fruta e legumes, 5 por dia. Varie todos os dias” é o apelo realizado pelo Modelo que reflecte assim a aposta em manter o rumo traçado e demonstrar que está do lado dos seus clientes, zelando pelos seus interesses e necessidades.

Prova dos 5 – Alimentos e Sistema de Cores
Como nenhuma fruta ou legume tem isoladamente todos os nutrientes essenciais ao organismo, é fundamental ingerir 5 porções, sabendo que uma porção corresponde a 80g de fruta ou legumes, bastará ser criativo na alimentação através de saladas, batidos e sopas por exemplo.

Uma boa estratégia para conseguir variar consiste em escolher frutas e legumes de cores diferentes. Os alimentos de cor vermelha – ex: morango, pimentos, melancia – têm acção antioxidante contribuindo para manter o coração saudável. As Cenouras, pêssegos e manga, por exemplo, enquadram-se nos alimentos laranja que ajudam a diminuir o risco de ocorrência de vários tipos de cancro e de doença cardiovascular. A cor roxa confere igualmente benefícios antioxidantes mas também ao nível da memória – uvas, ameixas, amoras.

Os Brócolos, alface e kiwis, por outro lado, sendo de cor verde, estão associados à saúde dos olhos, protegendo também de diversos tipos de cancro. Por fim, os alimentos de cor branca, como a banana, alho e cogumelos contribuem para o controlo do colestrol e tensão arterial.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *