Distribuição

Saldos de Verão terminam com balanço positivo para consumidores e comerciantes

Por a 15 de Setembro de 2009 as 2:00

comercio-tradicional-210.jpg*Lusa

A época de saldos de Verão está a terminar e comerciantes e consumidores fazem um balanço positivo, com os primeiros a considerarem os segundos imprescindíveis para escoar o stock e os segundos satisfeitos por comprarem mais barato.

Os saldos de Verão começaram a 15 de Julho e terminam hoje.

Entre os comerciantes com quem a Lusa falou o balanço é positivo. “Tenho a certeza que correu melhor em relação ao ano passado, à volta de entre 15 a 20%”, adiantou o gerente de uma loja de roupa na baixa lisboeta.

Jorge Cardoso só sentiu alguma retracção por parte dos clientes na compra de roupa de homem, o que o levou a aumentar a percentagem do desconto, mas garante que a loja não viveu dos saldos para ter lucro na venda da roupa de Verão.

“Até porque nos saldos a margem de lucro que nós temos já é muito pouca quando vendemos as coisas em promoção”, explicou.

No entanto, admitiu, “compensa sempre fazer saldos porque há sempre peças que ficam de outras colecções e ao nível de roupas e sapatos, que são coisas que um ano ou dois anos depois já desvalorizam, compensa”.

Para Alexandra Pereira, gerente de uma loja de roupa nos Armazéns do Chiado, a época de saldos “correu bem”.

“Está a correr bem. Tivemos que começar os saldos mais cedo e mesmo após o término dos saldos vamos continuar com promoções”, disse.

Para Alexandra Pereira, a justificação está na crise económica que leva os consumidores a queixarem-se dos preços elevados.

“As pessoas pedem descontos, mesmo com saldos a 60% as pessoas queixam-se que as coisas estão caras”, revelou, acrescentando que, na sua loja, os artigos mais baratos “são os que se vendem mais”.

Ainda assim, esta gerente de loja também entende que vale sempre a pena fazer saldos. “Há material que nós temos de despachar, de artigos de colecções antigas e é melhor vender com um lucro muito reduzido do que ter artigos em stock e não vender”, defendeu.

Entre os consumidores com quem a Lusa falou, a opinião também é positiva em relação ao que conseguiram comprar nesta época de saldos.

“Normalmente, os saldos não valem muito a pena, mas este ano acho que valeu a pena”, apontou Isabel Jesus, que admitiu ter comprado principalmente roupa.

Já Nuno Cravo admitiu aproveitar “sempre os saldos. “Normalmente, espero pelos saldos, pelas promoções, porque compensa sempre”, entende.

Nuno Oliveira, por seu lado, diz mesmo que espera pela época de saldos para comprar aquela peça mais cara.

“Normalmente, fixo e depois nos saldos vejo se ainda está disponível para comprar, porque é sempre bem mais barato”, justificou.

Olímpia Nogueira admite que quando vê uma coisa que goste, dentro das suas possibilidades, compra logo, mas não prescinde de aproveitar a época de saldos.

“Vou sempre nos princípios, que é quando as coisas não estão tão escolhidas. Compro sempre alguma coisa e este ano até comprei bastante”, rematou.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *