Distribuição

Discount: para onde foi o crescimento?

Por a 3 de Setembro de 2009 as 2:00

discount.jpg

*em parceria com Planet Retail

Tempos de recessão são normalmente tidos como bons tempos para os discounters. Pelo menos é essa a percepção comum, refere o Planet Retail no seu último insight sobre o mercado discount e o respectivo crescimento do formato, revelando que “têm sido frequentes as histórias vindas dos maiores mercados europeus onde os discounts viram as receitas e quotas de mercado baixarem, incluindo os gigantes Aldi e Lidl”.Em França, por exemplo, uma recente análise da IRI avança que o formato discount viu as receitas decrescerem 2% nos últimos seis meses contra o aumento das receitas em 1,5% dos supermercados tradicionais. Também na Bélgica, as vendas dos discounts caíram, enquanto no Reino Unido, a resignação surpresa do CEO da Aldi, Paul Foley, foi imediatamente relacionada com as fracas vendas do retalhista alemão no mercado, tendo caído 8% numa base year-to-year.

Já na Alemanha, mercado mais maduro no formato discount, onde os preços dos bens alimentares mostraram tendências deflaccionárias, a Aldi viu as vendas caírem 4,1% nos primeiros meses de 2009, enquanto o Lidl decresceu 0,7%.

“Esta quebra do Aldi no mercado doméstico é, no entanto, compreensível”, refere o Planet Retail, já que “o mercado alemão há muito que se encontra saturado para a Aldi, ao contrário do Lidl”. Assim, o Aldi, tanto Süd como Nord, optou por uma expansão cautelosa, assente na substituição de lojas já existentes em vez de abrir novas lojas. “O Lidl, bem como outros players, ainda vêem espaço para crescerem no mercado interno – prevendo-se mais 1.000 lojas para o Lidl – embora a quebra nas vendas dar um sinal de que o formato do grupo Schwarz poderá aproximar-se da performance negativa da Aldi”.

Para estas descidas da Aldi e Lidl também contribuiu a aquisição das lojas Plus da Tengelmann por parte da Edeka, criando, assim, um terceiro player muito forte, referindo o Planet Retail que “a diferença entre os dois primeiros operadores e o terceiro foi reduzida significativamente, optando a Netto por formatos mais pequenos e de proximidade. Assim não constitui surpresa ver o responsável do grupo Schwarz, Klaus Gehrig, pedir as compras do Lidl solicitem aos fornecedores melhor bónus e contribuições para os custos de publicidade do Lidl”.

planet_retail.jpg

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *