Distribuição

Carrefour e Eroski eliminam sacos de plástico em Espanha

Por a 3 de Setembro de 2009 as 2:00

eroski.jpg

O Carrefour e Eroski actualizaram a sua política relativamente aos sacos de plástico no país vizinho. No caso do retalhista francês, desde ontem que determinadas lojas, com destaque para a cidade de Madrid, que o grupo gaulês deixe de distribuir sacos de uso único, adiantando o Carrefour que irá retirar de forma progressiva os sacos de plástico em todas as lojas em território espanhol até ao final do ano como medida para reduzir o impacto ambiental.

De acordo com o site 5Dias, o Carrefour disponibilizará, durante um período de transição, sacos reutilizáveis de forma gratuita, disponibilizando o retalhistas aos seus clientes sacos de ráfia, algodão, biodegradáveis de fécula, entre outros.

O objectivo, refere a empresa, é “consciencializar directamente os clientes para a importância da reutilização, reciclagem e redução do consumo dos sacos de plástico de uso único”. Para implementar esta política, o Carrefour deu aos funcionários espanhóis cerca de 150.000 horas de formação, recebendo inclusivamente cursos específicos para informar os clientes desta alterações nos hábitos de compra.

A Eroski, por sua vez, passará a descontar, a partir de 10 de Setembro, um cêntimo do custo total das compras nas suas lojas por cada saco não utilizado, ao abrigo de um programa para reduzir o impacto ambiental da companhia.

O sistema informático das caixas calculará automaticamente o número de sacos necessários em função do volume de compras efectuado, descontando imediatamente o valor no total das compras realizadas.

A iniciativa, refere a companhia, tem um duplo objectivo: premiar os consumidores com hábitos de consumo mais respeitadores do meio ambiente e reduzir o impacto para esse mesmo meio ambiente ao diminuir o uso de sacos de plástico. A companhia informou que pretende deixar de utilizar cerca de 60 milhões de sacos de plástico por ano com a implementação deste programa.

Este tema, indica o 5Dias, não é irrelevante para o mercado espanhol, já que o país é o primeiro produtor europeu de sacos de plástico de uso único. Em Espanha, revelam as contas do website, cada cidadão utiliza anualmente uma média de 238 sacos de plástico de uso único, traduzindo-se num total de cerca de 16 milhões de sacos por ano.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *