Distribuição

Vendas a retalho caem em Julho

Por a 1 de Setembro de 2009 as 2:00

retalho.jpg

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em Julho, as vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos efeitos de calendário e da sazonalidade, diminuíram 1,1% em termos homólogos (-0,6% em Junho).

A variação negativa do índice agregado resultou de andamentos contrários dos agrupamentos considerados. O agrupamento de produtos não alimentares registou uma variação de -2,2% (-5% em Junho) enquanto o comércio de produtos alimentares apresentou uma taxa de variação de 0,4% (4,6% no mês anterior).

A variação mensal das vendas no comércio a retalho, deflacionadas e corrigidas dos efeitos de calendário e da sazonalidade, situou-se em 2,9% (1,6% em Junho).

O comércio de produtos alimentares apresentou uma variação de 0,6% (2,7% em Junho) enquanto o comércio de produtos não alimentares registou uma variação de 5% (0,7% no mês anterior).

A variação média do índice agregado nos últimos doze meses foi de -1,8%, 0,1 p.p. abaixo da variação observada em Junho.

Em Julho de 2009, quando comparado com o mês homólogo, o emprego no comércio a retalho diminuiu 1,4%, taxa superior em 0,8 p.p. à observada no mês anterior.

O emprego no comércio de produtos alimentares apresentou uma variação homóloga de 2% (1,5% no mês anterior), enquanto no comércio de produtos não alimentares esta variação foi de -4,1%
(-5% em Junho).

A variação mensal do emprego no comércio a retalho foi de 1,4% (0,6% em Julho de 2008). O agrupamento de produtos alimentares apresentou uma variação mensal de 2,6% (2,1% em Julho de 2008) enquanto no agrupamento de produtos não alimentares essa variação se situou em 0,4% (-0,6% em Julho do ano anterior).

A variação média dos últimos doze meses foi de -0,1%, inferior em 0,4 p.p. à registada em Junho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *