Distribuição

Vendas a retalho britânicas em alta

Por a 27 de Julho de 2009 as 2:00

retalho3.jpg

A ONS revelou recentemente que as vendas no retalho britânico registaram um crescimento de 1,2% entre Maio e Junho do actual exercício. O bom tempo ajudou as lojas de vestuário e calçado, registando-se evoluções de 4,7% nas vendas, fazendo com que a categoria não alimentar registe números positivos, ou seja, um crescimento de 1,6%. Já as vendas de artigos para a casa sofreram uma quebra de 0,7%, muito devido à descida dos artigos eléctricos e hardware.

Na categoria alimentar, o crescimento global foi de 0,7% durante o período em análise.

Em volume, os dados da entidade britânica revelam que o crescimento nos três meses terminados em Junho foi de 1,3% em relação ao mesmo período do ano transacto. Já em valor, o aumento foi de 1,4%, sendo que comparando Junho 2009 com Junho 2008, a subida registada foi de 2,5%.

Os analistas possuem, contudo, opiniões diferentes em relação à análise destes números. Se do lado do Barclays Commercial Bank, o responsável pelo retalho, Richard Lowe, avança que “parece certo que as descidas nas vendas, aparentemente, pararem. Os dados de Junho indicam um aumento saudável mês após mês, após um período muito difícil no ano passado”.

Do lado da Deloitte, o director de retalho, Tarlok Teji, é mais cauteloso. “Os números actuais são com toda a certeza bem-vindos, mas podem mascarar os desafios que o retalho britânico ainda tem de enfrentar”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *